Notícias
Universidade Federal de Pelotas promove seminário Pibid
Entre os dias 02 e 04 de dezembro, a coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal de Pelotas no Rio Grande do Sul, promove o III Seminário Pibid-UFPEL: "Avaliando e superando desafios da docência". O foco deste seminário será de avaliação do ano de trabalho, em que o Pibid assumiu um novo formato com apenas um projeto institucional, além do grande aumento do número de bolsistas.
O evento contará com a presença da professora Maria Assunção Calderano, na conferência de abertura e na realização de um minicurso para supervisores, coordenadores do Pibid e equipe diretiva das escolas parceiras do Pibid na cidade de Pelotas. Também haverão oficinas que serão ministradas por alunos bolsistas, das áreas de conhecimento envolvidas com o programa: artes visuais, música, teatro, dança, história, geografia, filosofia, ciências sociais, letras, química, física, matemática, educação física, ciências biológicas.
Para avaliação anual do Pibid-UFPEL, o evento contará com rodas de conversas, onde estarão presentes supervisores, coordenadores e alunos bolsistas, que discutirão questões sobre aprendizagens, ações pedagógicas, influência do Pibid na formação inicial e continuada, fragilidades e potencialidades do programa. Haverá, ainda, mesas-redondas com supervisores e ex-pibidianos (hoje professores da educação básica) e exposição de pôsteres das áreas.
Mais informações no site do evento.
Pibid
O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.