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Univates realiza encontro de programa de iniciação à docência
Foi realizado no último dia 22, na Univates, o primeiro encontro dos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Univates. Na atividade participaram alunos e professores dos cursos de licenciatura com objetivo de aprimorar os integrantes bolsistas pelo exercício de atividades pedagógicas em escolas de nível básico.
Foram selecionados 20 alunos para cada subprojeto, nas áreas de ciências biológicas, ciências exatas, história, letras e pedagogia. A tarefa inicial foi estudar o projeto político pedagógico e o regimento de cada escola participante, buscando entender e refletir a respeito das ações pedagógicas, levando em conta diversos conceitos. Em seguida, foram escolhidos os meios de concretizar a ação proposta.
Segundo a coordenadora institucional do programa, professora Maria Isabel Lopes, as primeiras discussões buscam mudar concepções e práticas assim como tentar construir uma escola pensada para a complexidade da era atual. "A nova construção de escola deve ser capaz de formar cidadãos conscientes, críticos, criativos, solidários e autônomos. Devem ser cidadãos que se sintam pertencentes ao mundo do acesso", salienta.
"O Pibid-Univates é uma conquista importantíssima para os cursos de licenciatura da instituição, pois, por meio dele, os alunos terão a oportunidade de participar de um programa até então proporcionado apenas para universidades federais", completa a professora em texto da Univates.
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Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
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