Notícias
INOVAÇÃO
Unifei oferece kits didáticos para alunos em ensino remoto
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) encontrou uma alternativa para manter em funcionamento remoto as atividades de quatro disciplinas dos cursos de Engenharia Eletrônica, Computação e Controle e Automação durante a pandemia de COVID-19. Com os recursos oferecidos pelo Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (CAPES/Fulbright/CNE), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), da Universidade, preparou kits didáticos para os alunos usarem durante as aulas práticas, ministradas de modo virtual.
A Unifei montou 410 pacotes, compostos por equipamentos como multímetro, osciloscópio USB, gerador de sinal, fontes de tensão, além de diversos outros componentes eletrônicos. O material foi distribuído entre os alunos matriculados em quatro disciplinas práticas: Laboratório de Introdução à Eletrônica Analógica (135), Laboratório de Eletrônica Digital II (90), Laboratório de Lógica para Engenharia (35), Laboratório de Microcontroladores e Microprocessadores (150).
Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, coordenador do IESTI, explica que o envio dos materiais vai garantir a continuidade das atividades laboratoriais. A iniciativa surgiu no ano passado, quando 160 kits didáticos foram distribuídos. “Todos estes materiais foram montados pela própria instituição, como bens de consumo, e serão emprestados aos alunos, para que possam aprender os conteúdos”, explica. Ao final do semestre, os equipamentos serão devolvidos à Unifei para serem reutilizados.
O coordenador explica ainda que o intercâmbio de professores entre Brasil e Estados Unidos, previsto pelo convênio CAPES/Fulbright, está sendo mantido em 2021 e em 2020 com reuniões virtuais. “Nestes encontros, trocamos experiências e conhecimentos, principalmente sobre metodologias”, observa.
Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG–EUA)
Criado para estimular a modernização do ensino superior brasileiro, o programa procura fortalecer os sistemas de educação superior, ciência, tecnologia e inovação. A cooperação envolve a CAPES, a Comissão Fulbright e o Conselho Nacional de Educação (CNE) e incentiva o pensamento criativo e a capacidade de inovação e empreendedorismo dos participantes.
Legenda das imagens:
Imagem 1: Cada kit possui multímetro, osciloscópio USB, gerador de sinal, fontes de tensão, protoboard e diversos componentes eletrônicos (Foto: Divulgação Unifei)
Imagem 2: Luiz Lenarth Gabriel Vermaas, Coordenador do Projeto na Unifei (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3: Técnicos e professores projetaram e montaram 150 kits de Laboratório de Microprocessadores e Microcontroladores (Foto: Divulgação Unifei)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)