Notícias
IMPACTOS DA PANDEMIA
Unicamp testa vacina BCG contra COVID-19
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenados pelo professor Leonardo Oliveira Reis, uniram-se em parceria com estudiosos do Pará, da Bahia e de Minas Gerais para testar a possível eficácia da vacina BCG. Destinada, inicialmente, para tratar a tuberculose, ela poderá ser agente ativo e colaborador no combate à COVID-19. A Unicamp recebeu dez bolsas de pós-graduação – quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado – e R$100 mil em verbas para custeio pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia , da CAPES.
Na proposta, apresentada em artigo científico publicado dia 22 de maio no Journal of Internal Medicine, disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/joim.13523 , os cientistas propõem-se a testar as hipóteses de que a revacinação com a BCG em adultos convalescentes da doença de coronavírus é segura. “Estudaremos em conjunto com instituições e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, assinaturas imunológicas e eventuais sequelas de COVID-19 em pacientes”, explica Leonardo Oliveira Reis.
Com o estudo, a Unicamp pretende contribuir para reduzir os impactos da pandemia no País a partir da consolidação desta área do conhecimento. O estudo é intitulado ‘Síndrome Pós-Covid e Assinaturas Imunológicas em pacientes randomizados para vacina intradérmica de Bacilo Calmette-Guerin (BCG) ou placebo’.
Sobre o programa
O
PDPG – Impactos da Pandemia
é o quarto edital do
Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias
, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$25,1 milhões.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock//TIRACHARD)
Imagem 1:
Unicamp foi uma das instituições contempladas no edital PDPG Impactos da Pandemia
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Leonardo Reis será o Coordenador Geral da Pesquisa na Unicamp
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES