Notícias
Última semana da Trienal teve ministro na abertura
Terminou na sexta-feira, 13 , a quarta e última semana de atividades da Avaliação Trienal 2007-2009 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Durante toda a semana, estiveram reunidos os consultores de doze comissões: Engenharias I, II, III e IV; Direito; Administração, Ciências e Turismo; Economia; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Ciências Sociais Aplicadas I - Comunicação; Serviço Social e Saúde Coletiva.
Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 9, com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad, que destacou os investimentos que o Ministério tem feito para a expansão qualificada da pós-graduação. “Buscamos recuperar o aumento do poder de compra das bolsas, com reajustes acima da inflação, assim como aumentar o número de bolsas para o maior número de pós-graduandos possível”, explicou.
O ministro chamou de “excepcional” o momento vivido pela pós-graduação. “Com a expansão das universidades federais, crescemos dentro das velhas sedes, mas também na interiorização dos campi universitários. E não faltam docentes efetivos, estamos contratando 22 mil novos professores para rede”, afirmou Haddad.
Na ocasião, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, também enfatizou os avanços da pós-graduação brasileira na última década. “A pós vem crescendo cada vez mais do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Isso significa que atingiremos neste ano mais de 40 mil artigos publicados nas bases de dados internacionais, um crescimento equivalente a mais de 15% sobre 2009”, afirma.
Para Guimarães, o crescimento da pós irá influenciar mudanças na Avaliação. “A avaliação vai se modificar. O sistema cresce 10% ao ano, tanto em número de cursos novos como de matrículas e titulações. Esse crescimento requer mudanças, que já estão sendo pensadas no novo Plano Nacional de Pós-Graduação com validade para os próximos dez anos”, explica.
Ao longo de quatro semanas, cerca de 900 consultores participaram do processo de avaliação de 2.900 programas de pós-graduação (4.300 cursos) de todo o país.
Os resultados da Avaliação Trienal estão previstos para serem divulgados no dia 13 de setembro e fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
Presidente da Capes abre a terceira semana de Avaliação Trienal
Segunda semana da Trienal reúne dez comissões
Primeira semana da Trienal reúne 214 consultores