Notícias
BOAS PRÁTICAS
UFV oferece disciplinas de pós-graduação em inglês
A cada semestre, a Diretoria de Relações Internacionais da UFV entra em contato com os programas de pós-graduação da instituição e solicita a lista de disciplinas que serão dadas em inglês. As aulas têm dois públicos-alvo: estudantes em mobilidade acadêmica presencial ou virtual ou não-vinculados a qualquer instituição; ou seja: são abertas a pessoas de fora da Universidade.
A ação se iniciou quando a instituição recebeu 60 estudantes de mestrado da Nigéria, provenientes de acordo da UFV com o Fórum para Pesquisa Agrícola na África (FARA, na sigla em inglês). As aulas seriam presenciais, mas com a expansão do coronavírus, foi necessário se tornar a distância. “Decidimos, então, abrir para parceiros do mundo todo e para o público em geral”, explica Vladimir Di Iorio, diretor de Relações Internacionais da UFV.
Neste ano, o período letivo será de 4 de março a 5 de julho e de 5 de agosto a 13 de dezembro. “A equipe de professores é a mesma que oferece as disciplinas em português. Em muitos casos a mesma disciplina vem sendo oferecida em duas turmas, uma em português e outra em inglês”, explica Murilo Zerbini, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV.
A maior parte dos estudantes continua a ser africana: 64% dos alunos é proveniente da Nigéria, 7% da Etiópia e 7% de Uganda. A parceria com o FARA, ressalta Di Iorio, facilita a disseminação dos cursos a distância por lá. O desafio, agora, é engajar alunos do Brasil. Já em 2024, ter cursado aulas em inglês e tido bom desempenho será critério de desempate na hora de tentar uma bolsa na modalidade sanduíche no exterior.
A Universidade pretende oferecer todas as disciplinas dos programas de pós-graduação (PPG) com notas 6 e 7 em inglês. Isso já se concretizou no PPG em Entomologia. O próximo passo será vincular a concessão de benefícios da cota de bolsas da pró-reitoria ao bom desempenho nas aulas de língua inglesa, medida que ainda precisa passar pelo conselho gestor da instituição.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.