Notícias
IMPACTOS DA PANDEMIA
UFRGS avalia judicialização da violência de gênero
Com bolsas de pós-graduação e verbas para custeio recebidas pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia da CAPES, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desenvolverá pesquisa sobre a judicialização da violência de gênero. O recorte escolhido para estudo concentra-se nas práticas alternativas realizadas – especialmente sobre os diferenciais de classe, pertença étnica e idade. A investigação será coordenada por Theophilos Rifiotis, professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da instituição.
Para a pesquisa, a UFRGS receberá R$200 mil em verbas de custeio e oito bolsas de mestrado, seis de doutorado e seis de pós-doutorado. Theophilos Rifiotis explica que a pesquisa vai analisar como a pandemia de COVID-19 impactou os modos de funcionamento das redes de atendimento, com a suspensão de atividades presenciais. “Como os serviços de intervenção desenvolveram estratégias para continuar atuando, sobretudo em cenário tão desigual e excludente do ponto de vista social e de acesso tecnológico”, conta o professor.
Os pesquisadores envolvidos no estudo analisarão também o contexto social para verificar de que modo “a convivência doméstica, moldada pelo isolamento social, pode ter ampliado os conflitos, assim como as práticas de cuidado podem ter afetado as reconfigurações familiares”, continua Rifiotis. A iniciativa da UFRGS está articulada à Rede COVID-19 Humanidades, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), que é liderada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da universidade, e à rede de pesquisas consolidada a partir de 2018, através do projeto “Estudos da judicialização da violência de gênero e difusão de práticas alternativas”, coordenado pelo professor.
Uma outra pesquisa da UFRGS, também selecionada no edital, será coordenada pelo professor Ricardo de Souza Kuchenberger e estudará a Estimativa de Custos de Internações por COVID-19 em Hospitais Universitários e de Ensino no Brasil. Essa investigação empregará recursos de inteligência artificial e o Modelo de Custeio Baseado em Atividades Baseadas no Tempo.
Sobre o programa
O
PDPG – Impactos da Pandemia
é o quarto edital do
Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias
, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$25,1 milhões.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock/FabioTeixeira)
Imagem 1:
Logotipo do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias
(Foto: CCS/CAPES)
Imagem 2: Theophilos Rifiotis, professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da instituição (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES