Notícias
UFPel realiza reunião sobre iniciação a docência em humanidades
Nesta terça-feira, 25, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove a primeira reunião geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O programa na UFPel incentiva as humanidades e já concedeu 128 bolsas de iniciação à docência no valor de R$ 400 a alunos dos cursos de licenciatura em teatro, história, letras, ciências sociais, filosofia e pedagogia.
A ideia é que estes bolsistas, além de estudarem a relação da educação com suas áreas específicas de conhecimento, desenvolvam projetos de ensino em várias escolas de nível médio e fundamental da rede pública do município de Pelotas. O objetivo é promover o intercâmbio entre as instituições de ensino básico e de ensino superior, para qualificar o ensino público como um todo.
Na programação da reunião geral, aberta a todos os estudantes bolsistas, supervisores das escolas participantes, coordenadores de área e representantes da Pró-Reitoria de Graduação, estão previstas apresentações de subprojetos, exposição da realidade das escolas participantes e um debate sobre Parâmetros Curriculares Nacionais.
Acesse a programação completa da reunião e conheça o site da UFPel.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
A partir de 2010, o Pibid passou também a abranger instituições municipais e comunitárias sem fins econômicos.
Saiba mais sobre o Pibid.
Confira o que foi publicado sobre o assunto:
Programas de valorização do magistério têm novos valores de bolsas
Programa de Iniciação à Docência é apresentado na TV NBR e na Voz do Brasil
Capes recebe propostas para Pibid 2010
Projeto Pibid com a UFMT recebe prêmio