Notícias
COMBATE A EPIDEMIAS
UFPel desenvolve diagnóstico, vacina e soro contra COVID-19
Diagnóstico, soro, tratamento e vacina contra a COVID-19 são os objetivos de estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto é um dos selecionados no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O consórcio de pesquisadores criou um diagnóstico da doença causada pelo vírus corona baseado na detecção de anticorpos e trabalha na adaptação da vacina com a bactéria BCG, utilizada contra a tuberculose, para a pandemia. Além disso, desenvolve um soro em equinos para tratar humanos e, em fase mais embrionária, tem testado uma coleção de moléculas com tecnologia de bioinformática para impedir a multiplicação do agente causador da COVID-19.
“Temos um projeto grande, com diversas abordagens. O estudo conta com a participação de quatro PPGs (programas de pós-graduação) em Biotecnologia de quatro instituições e um em Virologia Veterinária de outra, bem como seis bolsistas de pós-doutorado e 10 de doutorado”, explica Odir Dellagostin, coordenador do projeto e pesquisador do programa de pós graduação em Biotecnologia da UFPel.
Os PPGs em Biotecnologia participantes do estudo são os da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e das Universidades de Caxias do Sul (UCS) e do Vale do Taquari (Univates), além da UFPel. O programa de pós-graduação em Virologia Veterinária é da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Todas as instituições de ensino são gaúchas.
Programa Combate a Epidemias
É um conjunto de ações de apoio a projetos, pesquisas e formação de pessoal de alto nível para enfrentar a pandemia da COVID-19 e temas relacionados a endemias e epidemias, no âmbito dos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado do País. O
Programa
está estruturado em duas dimensões: Ações Estratégicas Emergenciais Imediatas e Ações Estratégicas Emergenciais Induzidas em Áreas Específicas.
Em três editais, 109 projetos de pesquisa e formação de recursos humanos foram selecionados, com o envolvimento de mais de 1.300 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. As propostas vão estudar temas relacionados a Epidemias, Fármacos e Imunologia e Telemedicina e Análise de dados Médicos.
Confira no Programa de Combate a Epidemias os detalhes dos três editais:
-
CAPES - Epidemias - Edital nº 09/2020
-
CAPES – Fármacos e Imunologia - Edital nº 11/2020
-
CAPES – Telemedicina e Análise de Dados Médicos - Edital nº 12/2020
Confira o resultado final do Edital nº 09/2020
Confira o resultado final do Edital nº 11/2020
Confira o resultado final do Edital nº 12/2020
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Odir Dellagostin, pesquisador da UFPel, é o coordenador do proejto
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Parte dos trabalhos é realizada no Laboratório de Vacinologia da UFPel
(Foto: Arquivo pessoal)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES