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FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UFPE realiza mostra de alunos do Pibid
Disseminar atividades desenvolvidas por estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em sala de aula, motivou Ricardo Braz, coordenador institucional do Pibid na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), a criar uma mostra educativa que percorreu o estado. Ao todo, cinco edições aconteceram nos três campi da Instituição: Recife, Vitória e Caruaru. Uma em 2022, no início do Programa, e quatro este ano.
Para Braz, idealizador da ação, as mostras são um importante espaço tanto para a socialização dos produtos desenvolvidos, como para a “troca de experiências entre bolsistas e não bolsistas, com a comunidade acadêmica e a sociedade”. Cada edição apresentou trabalhos inéditos, desenvolvidos nas escolas e envolvendo diferentes áreas da licenciatura.
A V Mostra das ações do programa Pibid/Ufpe, ocorrida no dia 15 de dezembro, no campus de Recife, tinha como particularidade trabalhos de alunos de Licenciatura Intercultural Indígena, criados em quatro escolas estaduais indígenas de Pernambuco. Um dos destaques apontados por Braz, na quinta edição, foi uma apresentação pinturas rupestres. Também houve palestras e a roda de conversa As Pedagogias Próprias dos Povos Indígenas, da professora Roseane Xukuru.
O coordenador conta que para 2024 estão previstos dois dias de mostras em 7 e 8 de março, quando ocorre o encerramento do Programa. Para ele, os benefícios da implementação do Pibid são imensuráveis “do ponto de vista de aprendizagem da comunidade escolar” e observa que, quando a escola tem bolsistas, há “maior evolução da qualidade do ensino”.
Sobre o Pibid:
O Pibid é uma ação da CAPES que proporciona aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura, a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, onde participam ativamente do desenvolvimento de projetos que enriquecem sua formação inicial.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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