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UFPA tem uma das maiores ofertas do Parfor no Brasil
A Universidade Federal do Pará (UFPA) tem uma das maiores ofertas do Brasil em cursos de graduação vinculados ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), programa organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece cursos de licenciatura a professores das redes estaduais e municipais de educação básica sem formação superior. Neste segundo semestre de 2011, são 7,5 mil alunos matriculados, divididos entre 210 turmas, 21 cursos e 42 municípios.
Segundo o coordenador geral do Parfor na UFPA, Márcio Nascimento, desde meados de 2009, quando foi implementado na UFPA, o Parfor teve um crescimento monumental. De uma oferta inicial de 14 turmas e 470 alunos matriculados, em dois anos de funcionamento, o Parfor/UFPA, teve um aumento bastante significativo em número de turmas e de alunos.
"Esse gigantismo trouxe impactos para o programa e limites em torno da sua capacidade de corpo docente, infraestrutura e orçamento", sintetizou o coordenador. De acordo com o que apontou o coordenador, as maiores dificuldades do programa, atualmente, são com relação à disponibilização de diárias e passagens para professores que precisam se deslocar para municípios do interior do Estado em função das aulas a serem ministradas e do sistema de gestão de bolsas de incentivo à qualificação para os alunos matriculados.
Com o objetivo de discutir conquistas e dificuldades, além de estabelecer metas e diretrizes de ação, a coordenação do Parfor na UFPA esteve reunida, na última quarta-feira, 22 de junho, com os coordenadores de campi, coordenadores de cursos e representantes das secretarias municipais de educação.
A reunião foi conduzida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy; pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas; pelo coodenador geral do Parfor e pela coordenadora adjunta, professora Josenilda Maués.
"É a oportunidade que temos de institucionalizar mais nossas ações e aperfeiçoar nossos processos de acompanhamento e planejamento de atividades", destacou o professor Adriano Silva, coordenador do Campus da UFPA em Castanhal.
Da mesma forma, o reitor Carlos Maneschy disse que a escuta das demandas e reivindicações dos coordenadores é o primeiro passo para avaliar o quadro atual do Parfor e, a partir daí, encaminhar melhorias para o programa na UFPA como um todo. "É um momento oportuno para uma interlocução direta em favor da busca conjunta por soluções", afirmou o reitor. Nesse sentido, a pró-reitora Marlene Freitas também avaliou que a prioridade em melhorias para o Parfor é a sua articulação na UFPA na condição de uma rede de ações conjugadas. "São as instituições públicas de ensino superior as verdadeiras responsáveis pela execução desse plano", ressaltou.
A maior demanda entre os cursos oferecidos pela UFPA gira em torno das áreas de pedagogia, artes visuais e educação física, mas a oferta geral abrange todas as áreas do conhecimento nas mais diversas licenciaturas. Em função das dificuldades enfrentadas com a ampliação da oferta do programa nesse segundo semestre de 2011, para 2012, a previsão é que a UFPA abra vagas apenas para sete novas turmas nas áreas de pedagogia, matemática e educação física. A coordenação geral do Parfor na instituição prevê que, até 2016, prazo máximo estipulado pelo MEC para a execução do Parfor em todo o Brasil, o déficit de formação docente no Pará seja reduzido em mais da metade.
Para mais informações sobre o Parfor/UFPA, acesse http://www.ufpa.br/parfor/.
Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
Lançado em maio de 2009, o plano tem como meta formar, no período de 2009 a 2011, 330 mil professores que hoje exercem a profissão sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.
O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPA)