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UFPA realiza seminário do Parfor
Acontece, nos dias 11 e 12 de abril, em Belém, o 2º Seminário do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Pará (Parfor/UFPA), com tema "A UFPA e o Plano de Formação: desafios institucionais". O evento deve reunir no Centro de Convenções Benedito Nunes da UFPA cerca de mil docentes e discentes de diversos municípios paraenses, além de gestores e servidores técnico-administrativos participantes do Parfor/UFPA.
A programação do evento será marcada pelos relatos de experiência dos quatro primeiros anos de Parfor. A conferência de abertura "A UFPA e o Plano Nacional de Formação: desafios institucionais será preferida pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Ainda na abertura do seminário terá a apresentação do grupo Árvore Ar e da cantora lírica Joelma Teles, cantando o hino nacional.
Na tarde do dia 11, haverá a mesa-redonda "Interfaces arte e educação: elementos para reconfiguração da formação docente", com participação de Afonso Medeiros e Sílvia Nogueira Chaves. Seguindo a programação, apresentação de relatos de experiência de ensino e extensão desenvolvidos no Parfor.
No dia 12 pela manhã terá a mesa-redonda "A formação de docentes das redes públicas do estado do Pará por meio do Parfor/UFPA: condições de oferta", com a participação de Marlene Freitas, pró-reitora de graduação da UFPA, e Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor/UFPA. Ainda pela manhã, Josenilda Maués proferirá a palestra "A configuração assumida pelas licenciaturas nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados por meio do Parfor".
Mais informações em www.parfor.ufpa.br ou pelos telefones (91) 3201-7845 e 3201-8692.
Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos à distância.
O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
(Com informações do Parfor/UFPA)