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UFPA realiza 1º Seminário do Parfor na instituição
Começa nesta terça-feira, 29, o 1º Seminário do Parfor/UFPA, com o tema Os desafios da formação docente no Parfor – UFPA. O objetivo do encontro é discutir a atuação do Plano Nacional de Formação de Professores na Universidade Federal do Pará (UFPA) e os pontos a serem melhorados nas próximas etapas, por meio da troca de experiências entre as representações presentes. O evento segue até quinta-feira, 31, no Centro de Convenções do campus Guamá, da UFPA.
O seminário reunirá cerca de 600 participantes entre gestores, professores, alunos e convidados como representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Parfor em outros estados.
Segundo Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor, "a realização do seminário oportuniza um momento privilegiado para discussão da formação docente no interior da UFPA, a partir do estreitamento de seus vínculos com a realidade da educação básica, articulado à construção de dinâmicas curriculares pertinentes à formação de professores no contexto amazônico e em outros estados", explica.
São objetivos do evento: discutir desafios da formação docente realizada por meio do plano; socializar experiências curriculares desenvolvidas nas diferentes licenciaturas oferecidas pelo Parfor-UFPA, e reunir elementos voltados para a construção coletiva de ações consequentes para o aprimoramento do trabalho educacional desenvolvido no Parfor-UFPA.
Desafios
Na abertura do evento, às 18h, o diretor de Educação Básica Presencial (DEB) da Capes, professor João Carlos Teatini, realizará a conferência Desafios da Formação docente no contexto da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Já na programação do dia 30, a coordenadora geral do Parfor na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Elisa da Silva, ministrará a palestra A experiência da formação docente no Parfor – Uneb.
No último dia de evento, o pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur de Freitas, falará sobre "a extensão no contexto da formação de professores por meio do Parfor". Todos os dias, ao final da programação, haverá apresentações culturais de alunos do curso de artes do Parfor.
Confira aqui a programação completa do evento.
Parfor na UFPA
O Parfor tem o objetivo de capacitar 40 mil professores do Pará sem a formação exigida em lei. Para ingressar no Parfor, é necessário que o professor faça a pré-inscrição no site da Plataforma Freire. Não há vestibular, é preciso, apenas, que o professor esteja atuando em sala de aula. A última fase é a habilitação (entrega de documentos) nas instituições públicas de ensino superior, formalizando o vínculo do aluno com a instituição.
Em 2011, a UFPA possui mais de 5 mil professores cursistas, distribuídos em 20 cursos de licenciatura, em mais de 30 polos pelo estado. Os cursos ofertados são artes visuais, teatro, dança, música, geografia, língua inglesa, língua portuguesa, língua espanhola, física, química, matemática, pedagogia, biologia, ciências naturais, sociologia, filosofia, história, educação física e os dois novos cursos licenciatura em educação no campo, com habilitação em ciências naturais, e licenciatura integrada em educação, ciências, matemática e linguagem.
Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.
Lançado em maio de 2009, o plano tem como meta formar, no período de 2009 a 2011, 330 mil professores que hoje exercem a profissão sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.
O plano oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
(Com informações da assessoria do Parfor – UFPA)