Notícias
UFMT financia compra materiais permanentes para o Pibid
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, acaba de financiar a compra de materiais permanentes para os 14 subprojetos dos editais 2007 e 2009 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Foram adquiridos Foi adquirida uma série de equipamentos que irão auxiliar o desenvolvimento dos projetos de apoio às licenciaturas.
Entre os equipamentos já entregues estão 15 projetores multimídia, 15 notebooks, 31 microcomputadores completos, sete impressoras multifuncionais, armários, cadeiras, estações de trabalho entre outros. Existe, ainda, uma série de itens em processo de aquisição, como 15 filmadoras digitais, 15 gravadores de voz e 15 câmeras fotográficas. A ação da Pró-Reitoria é um reconhecimento à importância do Pibid.
Física
A Universidade Federal de Mato Grosso possui uma experiência bem sucedida com o Pibid. Em novembro de 2009, o projeto "Iniciação à Docência em Física" foi o vencedor do Prêmio Instituto Claro - Novas Formas de Aprender na Modalidade Pesquisa, categoria Graduação.
Desenvolvido por estudantes de física da universidade, o projeto busca a experimentação e o uso de novas ferramentas que permitam aulas mais dinâmicas e fujam do esquema de fórmulas e exercícios na lousa adotado na maioria das escolas nas aulas de física. No início, tratava-se apenas de aulas de reforço em escolas, já que boa parte dos estudantes não se considerava preparada para o contato direto com uma sala de aula na condição de professor. Logo depois, o projeto começou com cursos, palestras e oficinas.
Como as escolas se mostravam receosas em relação a trabalhos diferenciados, o espaço cedido era pequeno, mas isso foi mudado quando se começou a perceber a importância dessas adaptações para os professores e o gosto dos alunos pelo modo como as oficinas são conduzidas.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Saiba mais sobre Pibid/UFMT.