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UAB/UnB promove formação de 510 tutores
Para que as aulas do ensino a distância da UnB cheguem aos polos de apoio presencial fora do Distrito Federal é necessária uma estrutura que envolve professores da universidade, tutores presenciais e a distância, além de coordenadores dos cursos e de cada polo. Como o ambiente virtual em que ocorrem as aulas está em constante evolução, e, como a modalidade ainda é nova dentro da universidade, a Universidade de Brasília (UnB) investe em cursos de formação contínua de tutores. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, os tutores a distância participaram de um curso preparatório para o próximo semestre, na UnB. Aqueles que exercem a função em outros estados acompanharam as atividades online.
A modalidade de educação a distância (EaD) na UnB faz parte do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O tutor a distância é um pós-graduando ou alguém que tenha experiência na área de ensino que assume cada turma de uma disciplina da UAB. O papel dele é estar próximo aos alunos – mesmo que virtualmente –, esclarecer dúvidas e auxiliar nas atividades.
Os tutores de Pedagogia, Artes Visuais, Música e Teatro, participaram das atividades no auditório da Faculdade de Tecnologia. Aqueles que atuam nos cursos de Geografia, Biologia, Letras e Educação física tiveram as palestras no auditório da Faculdade de Saúde. A formação contou com 510 participantes entre recém-contratados, aqueles que já exercem a atividade e os que participaram a distância, assistindo a transmissão simultânea do curso.
Sala de aula
A professora da Universidade Federal do Mato Grosso Suely Scherer, pesquisadora na área de Educação com ênfase em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, foi uma das palestrantes do curso de formação. Ela explicou aos tutores o conceito de uma aula a distância ideal e mostrou a eles como se fazer presente na plataforma moodle, ambiente virtual em que ocorrem as atividades.
"A EaD é uma modalidade de ensino com natureza distinta da presencial. É importante que eles saibam o que é uma aula nesse ambiente. O conceito de aula é um encontro entre professores e alunos em torno de um objeto de conhecimento e isso hoje é possível nesse espaço virtual", explica Suely. "Os tutores não estão na plataforma só para dar informações. Como os materiais já estão disponíveis, é importante que o tutor pense na aula, em como trabalhar em diferentes linguagens, como hipertextos, filmagens, áudios".
Para a professora, o ambiente virtual permite três tipos de relação com a plataforma: habitante, visitante ou transeunte. "O professor-tutor não pode assumir outra forma que não seja habitante", diz. "Ele tem de se comprometer tanto com o espaço quanto com as pessoas envolvidas. Ele tem que se preocupar se o aluno não está na aula, se está com dificuldade, até porque ele está formando professores", afirma referindo-se a um dos focos da UAB, que são as licenciaturas.
Formação Contínua
A professora Maria Lídia Bueno, coordenadora operacional de Ensino de Graduação a Distância, explica que a UnB tem como meta para 2012 a capacitação dos atores envolvidos no ensino a distância. As diretrizes para essa formação fazem parte do Plano Anual de Capacitação Contínua (PACC), fruto de edital promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "O tutor é uma peça fundamental na UAB. Toda a capacitação que ele puder receber se reverte em benefícios para o curso", diz. "A gente acredita que a UnB mantém a educação de excelência porque investimos em capacitação constante".
O encontro desta semana foi preparatório para as atividades do próximo semestre letivo, que começa em 12 de março. É uma espécie de reunião pedagógica junto com a capacitação para a tutoria. Das 12 horas presenciais que a formação exige, 2 horas foram dos tutores com os coordenadores dos cursos, para definir as metas acadêmicas do semestre. O restante, 48 horas, será desenvolvido virtualmente, durante oito semanas, no moodle. O total de participantes inclui o tutores de outros estados, que acompanham as turmas mesmo longe do campus físico da UnB.
"Esse curso é uma das metas do PACC, onde estão previstos outros cursos para outros atores que fazem parte da UAB/UnB", explica Diva Maciel, coordenadora do plano anual. "Todos estamos aprendendo a trabalhar na UAB. Sabemos que nosso corpo de professores precisa de mais formação para otimizar a utilização dos recursos e tornar o ambiente virtual, de fato, uma sala de aula que atenda a ideia de unir de forma plena alunos, professores e objetos do conhecimento".
UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
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(Com informações da UnB Agência)