Notícias
UAB capacita multiplicadores para uso de nova ferramenta de conferência online
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizou, de dezembro a março, em Brasília, treinamento para utilização de seu novo recurso de comunicação com suas unidades em todo o país. Representantes de cada uma das 74 instituições de ensino superior (IES) ligadas ao sistema UAB aprenderam o funcionamento da Conferência Web. A UAB é um dos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Essa ferramenta é um bate-papo virtual com recursos de vídeo e voz, que permite o contato ao vivo entre os participantes por meio de computadores conectados à internet. O objetivo do recurso é facilitar a interação entre a sede da Universidade, as IES e os pólos presenciais.
Através da conferência, atividades como a orientação dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) ganham mais um reforço. Segundo a técnica da UAB Andréia Santiago "muitos polos estão distantes de suas IES. A Conferência permite que alunos combinem horário com seu orientador para uma conversa, o que economiza tempo", diz.
Para os participantes capacitados nesta ação, criou-se um espaço virtual no qual eles podem trocar conhecimentos e tirar dúvidas sobre a Conferência. Ele é parte do Ambiente de Trabalho da UAB (Atuab), que reúne profissionais de várias áreas do conhecimento. A programação do recurso foi feita na plataforma Moodle, um dispositivo de produção de páginas de internet voltado para a educação. Além de gratuito, tem código aberto, ou seja, permite alterações em seu sistema, de modo a absorver atualizações propostas pelos usuários.
Treinamento
Em março, cinco turmas formadas por dois representantes de cada uma das IES e por membros da coordenação geral da UAB passaram cada uma por dois dias de treinamento. Além da apostila impressa, todos receberam conteúdo digital necessário para reproduzir o curso nas instituições onde trabalham. Assim, o objetivo é multiplicar o número de usuários do serviço nas IES e nos polos presenciais. Os representantes serão também o contato local de suporte do serviço.
Esta maratona encerra a primeira etapa do plano de capacitação continuada em conferência web para a UAB, iniciada com duas turmas em dezembro. Na próxima fase, as IES devem realizar workshops de treinamento em âmbito local para os gestores, coordenadores de cursos, professores, tutores e, remotamente, para os polos nos quais mantêm cursos a distância.
UAB
Criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005, a Universidade Aberta do Brasil tem o objetivo de formar professores para a educação básica. A UAB não é uma instituição de ensino superior tradicional, mas uma articulação entre universidades estaduais, federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets) para levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros nos quais não há cursos de formação superior, ou cujas ofertas são insuficientes para atender a todos.