Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2008 | Assessoria de Imprensa da Capes
Os secretários municipais de educação das 156 maiores cidades do país e 27 secretários-executivos da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) vão participar da sétima reunião do grupo de trabalho das grandes cidades. O encontro começa nesta quarta-feira, 20 e vai até sexta, 22, em Brasília. Estarão reunidos dirigentes de cidades com mais de 163 mil habitantes.
A pauta do encontro, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), propõe debates sobre formação de professores, ensino fundamental de nove anos, Provinha Brasil, censo escolar da educação básica, programas Brasil Alfabetizado e Escola Aberta, educação especial, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e relatos de experiências das redes.
Sobre o Brasil Alfabetizado, por exemplo, a adesão de estados e municípios termina no próximodia 21. Em 2008, o governo federal vai investir no programa R$ 300 milhões para ajudar as redes públicas da educação básica a promover a alfabetização de jovens e adultos. A Provinha Brasil tem a segunda aplicação prevista para dezembro, com as mesmas turmas doO sistema nacional de formação de professores, que envolve instituições públicas de educação superior, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um dos temas mais importantes na agenda do Ministério da Educação. (Assessoria de Comunicação do MEC, Ionice Lorenzoni) primeiro semestre.
O sistema nacional de formação de professores, que envolve instituições públicas de educação superior, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é um dos temas mais importantes na agenda do Ministério da Educação. (Assessoria de Comunicação do MEC, Ionice Lorenzoni)