Notícias
RECONHECIMENTO
Três irmãos fazem história no Prêmio CAPES de Tese
Entender o papel de um grupo de neurônios que controlam o apetite, chamados de AgRP, para além de sua função primária. Esse foi o objetivo da tese de Marcelo Zimmer, vencedor do Prêmio CAPES de Tese 2020, na área de Ciências Biológicas II – reconhecimento oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O projeto identificou uma importante função desses neurônios na ocorrência de comportamentos obsessivos-compulsivos e em processos cognitivos, contribuindo para maior entendimento de desordens psiquiátricas que envolvem alterações no metabolismo. Dois exemplos desse tipo de desordem são a anorexia nervosa e Síndrome de Prader-Willi, uma doença de origem genética cujos principais sintomas são problemas de comportamento, deficiência intelectual e baixa estatura.
A pesquisa também descobriu que os AgRP contribuem para a formação do vínculo afetivo entre mãe e filhos. Os resultados desse estudo, orientado pelos professores Marcelo O. Dietrich e Diogo Onofre Souza , “podem contribuir para melhor entendimento de desordens do neurodesenvolvimento que afetam o vínculo da criança com a mãe, como Transtorno do Espectro do Autismo”, explicou Marcelo. Marcelo O. Dietrich e Diogo Onofre Souza
Em família
Essa não foi a primeira vez que a família Zimmer recebeu a premiação. Em 2013, Karine Zimmer foi a primeira irmã selecionada, com menção honrosa na área de Ciências Biológicas I. Sua linha de pesquisa buscava identificar compostos capazes de inibir o crescimento de bactérias e bloquear fatores de virulência bacterianos.
A tese demonstrou a presença de uma molécula antibiofilme em ovos de artrópodes, animais invertebrados que possuem exoesqueleto segmentado. E determinou como esse composto age na inibição de biofilmes bacterianos, que são comunidades biológicas com alto grau de organização. Segundo Karine, as descobertas podem ser úteis para o desenvolvimento de novas estratégias no controle de biofilmes e carrapatos. O trabalho selecionado foi orientado pelos professores Carlos Termignoni, Alexandre Macedo e Regina Baldini.
Em 2016, foi a vez de Eduardo Zimmer ser selecionado no Prêmio. Sua tese que buscou entender mecanismos patológicos associados à Doença de Alzheimer (DA) a fim de desenvolver ferramentas para diagnóstico precoce, sob orientação do professor Luís Valmor Portela. “No principal artigo da tese demonstramos que, além de neurônios, outras células cerebrais parecem interferir no resultado do exame de imagem cerebral, utilizado no diagnóstico da DA”, explicou. Esse estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience e contou com a colaboração de pesquisadores de instituições estrangeiras.
Motivação
Os irmãos são unânimes ao atribuir o sucesso de seus estudos ao incentivo de seus pais. Eduardo contou que “mesmo tendo nascido em uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, crescemos com uma inclinação para a área acadêmica, que evoluiu para debates científicos acalorados e, atualmente, são tema dos encontros em família”.
Para Marcelo, “os projetos serem contemplados pelo mais alto prêmio da pós-graduação brasileira é resultado da imensa dedicação e esforço de nossos pais, que sempre nos incentivaram a ter os estudos como prioridade”. Karine finalizou lembrando que, desde a infância, “eles nos mostraram o quão importante era a educação para a nossa formação e como ferramenta de transformação e desenvolvimento de uma sociedade”.
Prêmio CAPES
Criado em 2005, o Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado, defendidos no Brasil. A premiação é fruto da parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas (FCC), a Comissão Fulbright, o Instituto Serrapilheira e, mais recentemente, a Dimensions Sciences (DS).
Legenda da imagem:
Imagem 1: Os irmãos Karine, Marcelo e Eduardo Zimmer celebram em família suas conquistas (Foto: Arquivo Pessoal)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES