Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Treinamento dá início à Avaliação Quadrienal
A CAPES realizou nos dias 02, 03 e 04 de maio o treinamento dos coordenadores das áreas de avaliação, de programas profissionais, adjuntos de programas acadêmicos e consultores das comissões de avaliação, que participarão da Avaliação Quadrienal 2017-2021 . Serão avaliados 4.523 programas de pós-graduação. Deste total, 1.456 estão no Colégio de Ciências da Vida, 1.552 no de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e 1.515 no de Humanidades. Participarão do processo 1.659 consultores, além dos 147 coordenadores de área – três por área de Avaliação.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, falou aos Colégios durante a abertura dos encontros. Para ela, este é um núcleo fundamental da pós-graduação brasileira, um instrumento que “transforma, aperfeiçoa e retira o sistema da zona de conforto, para que estejamos sempre em evolução”. A gestora cumprimentou a todos os envolvidos no processo pela continuidade do trabalho, mesmo em meio às adversidades surgidas, como as restrições impostas pela pandemia da COVID-19.
A Avaliação concretiza atividades executadas ao longo de quatro anos, conforme afirmou Sérgio Avelar, diretor de Avaliação (DAV) da CAPES. “Agora, os senhores se somam a esses esforços, para terminarmos da melhor maneira possível esse trabalho conjunto”, disse aos participantes. A equipe técnica da DAV conduziu os treinamentos e explicou como os grupos atuarão daqui para a frente. Os representantes dos Colégios de Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar receberam orientações técnicas sobre acesso e navegação na área restrita da Plataforma Sucupira , bem como acerca do preenchimento de dados e informações dos programas de pós-graduação (PPG) no sistema.
Para Adelina Martha dos Reis, representante do Colégio de Ciências da Vida junto à CAPES, “é muito importante para os consultores terem uma visão clara do que é a Avaliação e qual o papel deles”. Flaviane de Magalhães Barros, que representa o Colégio das Humanidades, classificou o encontro como “um momento de júbilo! O início da conclusão da Avaliação Quadrienal 2017-2020”. Já Avelino Francisco Zorzo, do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, reforçou que o encontro permite que “todos ajam de maneira harmônica para que o trabalho funcione”.
Processo de Avaliação
As etapas anteriores do ciclo avaliativo compõem as fases preparatórias. A
Avaliação Quadrienal
propriamente dita tem início quando as comissões das áreas de avaliação se reúnem e dão a primeira rodada de notas para os programas. São duas etapas de encontros, ambas seguidas por reuniões do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (
CTC-ES
). A primeira define resultados parciais, com a possibilidade para recurso pelos programas, e a segunda traz as notas de forma definitiva.
Sobre a Avaliação Quadrienal
Os objetivos da
Avaliação Quadrienal
são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG. O procedimento também avalia se as metas educacionais da pós-graduação brasileira foram atingidas, assim como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES