Notícias
PRÊMIO CAPES DE TESE
Toxinas em derivados de milho podem ser reduzidas
Kelly Cristina Massarolo, doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese 2021 , na área de Ciência de Alimentos. O trabalho premiado apresentou estratégias para reduzir toxinas em produtos derivados de milho.
A pesquisadora explica que os fungos, em ambiente rico em nutrientes, como os cereais, podem desenvolver algumas espécies tóxicas ocasionadas por situações de stress . Isso pode ocorrer tanto no campo quanto no armazenamento. “Eles acessam seus mecanismos de defesa produzindo micotoxinas. Essas toxinas fúngicas causam danos diversos no sistema imunológico e no sistema neurológico, além de anemias “, esclarece Kelly.
Os resultados mostraram que os processos de moagem, de extrusão industrial e o preparo doméstico, quando bem conduzidos, são efetivos para reduzir essas substâncias. O cozimento doméstico promoveu uma redução que chegou a 52% nos níveis das toxinas de armazenamento e a 60% nos níveis de contaminantes de campo.
Ainda segundo o estudo, as maiores diminuições foram obtidas pelo processo de extrusão. Elas foram reduzidas em 90% no caso de contaminantes de armazenamento e em 75% nos de campo. De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho. Em 2019 a safra desse grão ultrapassou 98 milhões de toneladas.
Kelly ressalta a relevância do seu trabalho para a indústria alimentícia: “A pesquisa traz informações sobre a combinação de parâmetros, de processo e de composição do produto que promovem a redução dos níveis desses contaminantes. Além disso, a tese traz estratégias promissoras de aplicação para o setor de produtos derivados do milho”.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Logotipo criado para o Prêmio CAPES de Tese 2021 (Foto: CCS/CAPES)
Imagem 2: Kelly Cristina Massarolo, doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES