Notícias
Tese vencedora do Prêmio Capes 2012 é publicada
O vencedor do Prêmio Capes de Tese 2012, na área de Ciência Política e Relações Internacionais, Fábio Albergaria de Queiroz, teve sua tese "Hidropolítica e Segurança: as Bacias Platina e Amazônica em perspectiva comparada" publicada sob a forma de livro pela Fundação Alexandre de Gusmão/ Ministério das Relações Exteriores (FUNAG/MRE).
O livro, que leva o mesmo título da tese, encontra-se disponível no site da FUNAG e já alcançou mais de 1.300 downloads, um dos mais baixados do site. Resultados parciais da tese também já haviam sido publicados em 2011, em inglês, como um dos capítulos do livro " New Security Frontiers: critical energy and the resource challenge ", editado pela Ashgate (Londres/New York).
Prêmio
O
Prêmio Capes de Tese
foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade.
A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio são feitas nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação é responsável pela inscrição da tese, exclusivamente pelo site da Capes.