Notícias
Tese sobre Orlando Valverde recebe prêmio da Capes
Na próxima quarta-feira, 22, o professor paulista Sérgio Adas recebe uma homenagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por seus esforços acadêmicos. Seu trabalho de doutorado em geografia foi escolhido como a melhor tese da grande área Ciências Humanas pelo Grande Prêmio Capes de Tese 2008.
De acordo com Adas, a notícia do prêmio da Capes foi recebida com surpresa e gratidão. "Jamais tive por objetivo ou pensei uma premiação, apenas realizei meu trabalho com paixão e determinação", afirma. O professor confessa ter ficado atônito com a confirmação de seu nome entre os premiados, o que o fez lembrar de toda a trajetória do doutorado elaborada juntamente com a gestação de seu filho e de seus primeiros meses de vida. "Assim, no plano pessoal, as premiações trouxeram certo alento ao que superamos juntos no passado e, no âmbito profissional, decerto renovam o espírito e o sentido para sempre buscar realizar um trabalho científico despojado, com entrega pessoal, e que possa contribuir para o país", explica.
Além de uma medalha e certificado, o autor será agraciado com uma bolsa de estudos para pós-doutorado no exterior e seu orientador receberá um auxílio para participação em um congresso internacional. Sérgio recebe ainda, pela tese premiada, uma quantia de US$ 15 mil oferecida pela Fundação Conrado Wessel. A premiação acontece no edifício-sede da Capes, em Brasília.
O pesquisador demonstra empolgação com a oportunidade de realizar o pós-doutorado no exterior. "É uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional e científico. Será munido dessa consciência que abraçarei essa oportunidade", afirma. Sérgio Adas demonstra o desejo de realizar uma pesquisa que possua relevância para a sociedade brasileira. "Terei cuidado em pensar um projeto de pesquisa relevante na área das Ciências Humanas e com sentido social, de modo a retribuir a iniciativa louvável da Capes e a possibilidade de concretizar uma aspiração antiga", explica Adas.
Tese - O trabalho de Sérgio Adas leva o título de "O campo do geógrafo: colonização e agricultura na obra de Orlando Valverde (1917-1964)" e traz um estudo sobre a obra de um dos geógrafos de campo mais conhecidos no País, Orlando Valverde, uma referência em geografia agrária, além de profundo conhecedor da região amazônica e de seus impasses socioambientais. Valverde faleceu aos 89 anos em 2006 e desenvolveu grande parte de suas pesquisas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A tese foi apresentada à Universidade de São Paulo sob orientação do professor Antonio Carlos Robert de Moraes.
Segundo o professor Sérgio Adas, o principal objetivo da pesquisa foi o de contribuir para o resgate da memória brasileira. "Orlando Valverde foi um estudioso que ajudou a pensar o Brasil, na perspectiva da geografia, além de um profundo conhecedor da Amazônia", explica. O autor lembra ainda que a obra de Valverde foi estudada relacionando-a ao contexto político, social e cultural do País. "É um trabalho que retrata o desenvolvimento interno da ciência geográfica do País, ao lado dos principais impasses sociais, econômicos, políticos e de planejamento territorial que marcaram a história brasileira até 1964", conclui.
A tese de Sérgio Adas foi premiada pela primeira vez no Prêmio USP 2007. O trabalho foi escolhido como o melhor da área de Geografia Humana. Passada essa etapa, a própria Universidade de São Paulo sugeriu a participação do trabalho de Adas na premiação em âmbito nacional, no prêmio realizado pela Capes.
Autor - Natural de Ribeirão Preto, Sérgio Adas é pós-doutorando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, doutor em geografia humana pela USP, filósofo, professor e escritor. Tem dois livros publicados em parceria com outros autores: "A cidade e seus limites: as contradições do urbano na Califórnia Brasileira" e "Panorama Geográfico do Brasil: impasses, contradições e desafios socioespaciais". Ainda este ano, o pesquisador planeja publicar a própria tese sobre Orlando Valverde e um livro sobre o ensino de filosofia no ensino médio.
Prêmio - O Grande Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) considerando os quesitos originalidade e qualidade.
O Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada nas três grandes áreas: Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas. Confira os outros vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese .