Notícias
Tese de ciência da computação vence o Grande Prêmio pela primeira vez
O professor amazonense Eduardo Nakamura recebe na próxima quarta-feira, 22, uma homenagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A tese de Nakamura foi escolhida a melhor da Grande Área Ciências Exatas e da Terra. O trabalho Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fio foi apresentado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação do professor Antônio Alfredo Ferreira Loureiro. É a primeira vez que uma tese de ciência da computação vence o Grande Prêmio Capes de Tese. A cerimônia de premiação ocorre em Brasília.
O prêmio dará a oportunidade a Nakamura de realizar um pós-doutorado no exterior. "Acredito que a oportunidade é ímpar, tanto pela experiência de vida quanto pela interação com outros pesquisadores. Esta possibilidade de estender a rede de cooperação, transpondo as fronteiras do seu país, é, sem dúvida, um importante fator para uma carreira de sucesso como pesquisador", afirma. Além disso, o vencedor do Grande Prêmio também recebe uma quantia de 15 mil dólares oferecida pela Fundação Conrado Wessel.
Eduardo Nakamura atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Sensores sem Fio, tema de sua tese premiada. Além de lecionar, o autor continua envolvido com uma série de projetos de pesquisa na área, inclusive com interlocuções com a realidade amazônica. É o caso do projeto Rastro, coordenado por Nakamura, que trata de sistemas de rastreamento de espécies da fauna amazônica ameaçadas de extinção utilizando redes de sensores sem fio.
Trabalhos - O pesquisador demonstra um interesse em aplicar os conhecimentos em ciência da computação adquiridos com seu trabalho para a preservação do ecossistema da região Norte. "Podemos utilizar as redes sem fio para monitorar a ocorrência de incêndios, animais silvestres em risco de extinção, a qualidade de nosso ar, das águas de nossos rios", explica.
A preocupação com o desenvolvimento tecnológico e científico da região amazônica é bastante presente no trabalho do professor. "Acredito que, com o tempo, podemos mostrar que a região Norte pode vir a ser uma referência nacional e internacional em diversas áreas, trabalhando na fronteira do conhecimento e melhorando a qualidade de vida do amazonense", afirma.
Além do Prêmio Capes, Nakamura também já foi premiado no XXI Concurso da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de Teses e Dissertações. O pesquisador também recebeu Menção Honrosa para tese na grande área de "Engenharias e Ciências Exatas e da Terra" do Grande Prêmio UFMG de Teses.
Autor - Eduardo Nakamura se graduou em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas no ano de 1998 e completou seu doutorado em 2007 em Ciência da Computação pela Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Informática da Universidade Federal do Amazonas. É também professor da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), localizada em Manaus (AM), atuando nos cursos de graduação em ciência da computação e sistemas de informação.
Veja mais trabalhos de Eduardo Nakamura .
Prêmio - O Grande Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) considerando os quesitos originalidade e qualidade.
O Grande Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada nos grupo de grandes áreas: Ciências Saúde; Ciências Exatas e da Terra; e Ciências Humanas. Confira os outros vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese .
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
Prêmio Capes de Tese terá premiações especiais
Tese alerta para o uso indiscriminado de antibióticos
Tese sobre Orlando Valverde recebe prêmio da Capes
Cientistas são homenageados em prêmio