Notícias
Pandemia COVID-19
Suspenso cronograma para programa nos EUA
O Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) teve seu processo seletivo suspenso , conforme publicação feita no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 29. O adiamento foi necessário devido aos efeitos da pandemia de COVID-19 impossibilitarem o andamento das próximas etapas.
Por causa das restrições impostas pelo novo coronavírus, os testes de proficiência exigidos pelo edital não puderam ser continuados. O mesmo ocorreu com outras atividades previstas, como a disponibilidade das instituições americanas para receber os estudantes brasileiros, a emissão de vistos e demais providências relativas às normas para viagens internacionais.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, reforça a atenção da Coordenação pela segurança e bem-estar dos seus bolsistas. Ele afirma que “o momento atual exige cautela e o processo precisa ser feito com todo o cuidado possível, pois não podemos colocar nossos estudantes em risco”.
Um novo cronograma será publicado e a organização do PDPI enfatiza que os professores que já fizeram os testes permanecerão com a nota válida. Os demais serão reagendados.
PDPI
A iniciativa oferece a professores de língua inglesa da educação básica, em exercício na rede pública de ensino brasileira, a oportunidade de um curso intensivo de seis meses em universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais. Desenvolvido em parceria com a embaixada americana e com a Comissão Fulbright, o PDPI proporciona imersão no cotidiano de um país de língua inglesa, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES