Notícias
Sistema permite a correção on-line de trabalhos em grupo
Um dos principais desafios dos cursos a distância é a organização de trabalhos em grupo. Se por um lado a distância é um obstáculo fácil de ser superado com as ferramentas disponíveis na internet, a construção coletiva dos trabalhos, pode dificultar ao professor o acompanhamento individual dos alunos.
Para minimizar a questão, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em São Paulo, desenvolveram uma ferramenta de construção de trabalhos coletiva. Ela mostra ao professor o que cada aluno produziu. Glauber Santiago, integrante do projeto, explica: “Para editar um texto colaborativo o professor sempre fica em dúvida se o aluno apenas escreveu o nome dele lá ou se ajudou na construção do trabalho. Isso fica bem transparente para o professor com o aplicativo”.
Este e outros dezoito projetos foram apresentados no 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância. Eles são financiados pela CAPES, possuem código aberto e estão disponíveis para uso de alunos e instituições.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES