Notícias
Sistema Capes WebTV é implantando na UEPB
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) implantou nesta sexta-feira, 29, o sistema
Capes WebTV
. A solenidade de inauguração contou com uma palestra ministrada pelo diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio, realizada no auditório da Biblioteca Central, no Campus I, Bairro de Bodocongó, em Campina Grande. A comunidade acadêmica compareceu em grande número à ocasião. A WebTV é uma mídia exclusiva criada pela Capes para a divulgação de conteúdo noticioso dentro dos campi universitários.
Compondo a mesa de abertura do evento, junto com Emídio Cantídio, estava a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcionila Fernandes, e o adjunto, Ethan Barbosa, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB), Cláudio Furtado, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Isac Almeida.
Em sua palestra, o diretor apresentou dados e resultados dos trabalhos e programas desenvolvidos pela Capes nos últimos anos. Também falou que a qualidade da pós-graduação, assim como a da universidade, é sustentada por uma tríade composta por bons docentes, bons discentes e pela própria Capes.
À frente da direção do programas de bolsas da Capes nos últimos anos, Emídio Cantídio discorreu sobre os esforços empenhados em promover a democratização da concessão de bolsas no país e falou sobre a importância do Portal de Periódicos , uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.
Durante a cerimônia de inauguração, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação enfatizou que a Capes WebTV é um espaço valioso de difusão das ações realizadas pela Capes, proporcionando a comunidade acadêmica da UEPB mais informação, o que resulta, igualmente, em mais possibilidades. "O que permite à UEPB implantar o sistema é o fato de possuir programas de pós-graduação recomendados pela Capes e atender aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação", ressaltou.
O sistema Capes WebTV não emite sons, utiliza-se de legenda, de forma similar às TVs instaladas em aeroportos. Tem por objetivo propagar conteúdos produzidos pela Capes e informações e treinamentos do Portal de Periódicos. Também dispõe de um canal para informações voltadas à comunidade acadêmica local, produzidas pelas assessorias de comunicação das instituições envolvidas. Os serviços são disponibilizados 24h por dia durante os sete dias da semana.
( Com informações da Assessoria de Comunicação da UEPB )
Veja o que já foi publicado sobre o assunto:
Sistema Capes WebTV se expande por todo o país
UFT inaugura sistema Capes WebTV
Cefet-MG é a primeira instituição do Sudeste a implantar o sistema Capes WebTV
IES sergipana será a primeira particular no país a implantar o sistema Capes Web TV
Capes institui política do sistema WebTV
UFSC é a segunda instituição a implementar Capes WebTV
Ufal é a primeira a inaugurar Capes WebTV