Notícias
EVENTO
SinBiose: Programa divulga dados das primeiras pesquisas
A CAPES sediou na quinta-feira, 15 de junho, o evento de divulgação do primeiro conjunto de resultados do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos ( SinBiose ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq ). Com o objetivo de produzir dados e conceitos para subsidiar tomadas de decisões na área ambiental, o SinBiose é uma iniciativa pioneira na América Latina.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e coordenadora do Comitê Científico do SinBiose, participou da mesa de abertura. Ela lembrou que o trabalho é fruto da demanda e articulação da comunidade científica, e completou: “É importante ouvirmos esse lado da tomada de decisão e o impacto que esse tipo de atividade tem sobre o processo de formulação de políticas públicas”.
Com temas que envolvem gestão costeira, de floresta, uso e ocupação do solo, política científica para a Amazônia, manejo agrícola e predição de novos surtos zoonóticos no País, sete projetos foram aprovados na primeira chamada do Programa, em 2019. Na mesa redonda que debateu as necessidades de conhecimento em biodiversidade e serviços ecossistêmicos por parte dos gestores de políticas públicas, Bustamante alertou: “Que a gente não tenha que ouvir das próximas gerações ‘Onde é que vocês estavam, que deixaram isso acontecer?’ ”.
Participaram do debate: Cláudia Morosi, coordenadora de Programas e Projetos para Serviços Ecossistêmicos, as Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Rita Mesquita, secretária Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Mauro Sanchez, diretor de Programa da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Legendas das imagens:
Imagem 1: Mercedes Bustamante faz mediação em mesa redonda que debateu o conhecimento de gestores públicos sobre biodiversidade. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Banner e Imagem 2: Mesa de abertura do evento de divulgação do primeiro conjunto de resultados do SinBiose. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Imagem 3: Evento aconteceu no auditório da CAPES. (Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES). A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES