Notícias
GESTÃO
Seminário trata de aperfeiçoamento da Avaliação
Foram iniciados nesta segunda-feira, 21 de novembro, os três dias de trabalho do Seminário de Aperfeiçoamento do Processo de Avaliação coordenado pela CAPES. Representantes da Diretoria de Avaliação (DAV) da Fundação, bem como dos Colégios se reunirão por videoconferência até quarta, 23, para discutir o ciclo avaliativo que se encerra e quais pontos podem ser aprimorados.
“Esse seminário visa compartilhar as experiências boas e ruins que tivemos ao longo do quadriênio”, explicou Sérgio Avellar, diretor de Avaliação da CAPES, na abertura do evento. “Vamos ter os três Colégios reunidos para ouvir as sugestões”. Haverá encontros tanto em uma sala conjunta, quanto em três separadas por Colégio: uma para Ciências da Vida, outra para Humanidades e outra para Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
Na Avaliação Quadrienal 2017-2020, 1.808 consultores avaliaram 4.512 programas de pós-graduação (PPG), de 49 áreas de avaliação. Houve maior peso para os indicadores qualitativos em comparação com as avaliações anteriores, o que assegurou um maior equilíbrio com os quantitativos. No período foram padronizadas as metodologias para classificação e as próprias áreas definiram critérios para novos indicadores de qualidade.
Adelaide Faljoni-Alario, uma das representantes do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior ( CTC-ES ), agradeceu aos membros da DAV e coordenadores de áreas pelo que classificou como um “trabalho imenso”. E disse: “Enalteço a Avaliação Quadrienal”. Gerson Aparecido Yukio, de Humanidades, disse ter visto a “grandiosidade de um trabalho coletivo”. Já Adelina Martha dos Reis, de Ciências da Vida, afirmou que a reunião é “um fechamento de tudo que vivenciamos”.
Sobre a Avaliação Quadrienal
Os objetivos da
Avaliação Quadrienal
são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG. O procedimento também avalia se as metas educacionais da pós-graduação brasileira foram atingidas, assim como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.
Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura
CGCOM/CAPES