Notícias
Seminário internacional reúne representantes da academia e empresa para tratar sobre estruturas em aço
Foi realizado nesta quinta-feira, 4, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a abertura do Seminário Internacional Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica. Entre os componentes da mesa estavam o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Toubes Prata, e a diretora de Mercado e Economia do Instituto Aço Brasil e do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Catia Mac Cord Simões Coelho.
Guimarães ressaltou a efetividade de seminários como esse na indução à produção científica em áreas ainda pouco desenvolvidas. "A experiência que temos desse tipo de seminário, desenhado a partir de carências em certas áreas, é muito positiva. Em vez de criar um programa de pós-graduação - processo trabalhoso e que demanda tempo - elaboramos um edital com base nas discussões que temos aqui e selecionamos projetos de profissionais já qualificados nessa área", explicou.
Segundo o presidente, mais de 40 iniciativas em diferentes áreas já percorreram esse caminho e outras já estão em andamento. "Já estamos planejando ações de indução em áreas indicadas pela Petrobras e Marinha, nas quais a Capes contribui com a formação de recursos humanos qualificados", completou. Para ele, a aproximação com instituições estrangeiras de renomada tradição em áreas deficientes, também contribui para alcançar resultados mais expressivos.
Além da necessidade de utilização de um recurso ainda pouco aproveitado, porém com grandes possibilidades, Catia Mac Cord frisou o papel do uso do aço no desenvolvimento sustentável do país. "O aço é 100% reaproveitável, por isso não podemos perdê-lo de vista quando se fala em construção sustentável", afirmou.
Painel 1
Na ocasião, foi realizado o painel, Visão e demandas da indústria da construção em aço quanto ao sistema de ensino e pesquisa – integração universidade, empresa e setor público, primeiro de uma série de três que abordarão assuntos como a integração universidade, empresa e setor público na indústria da construção do aço, o ensino das estruturas de aço na engenharia e na arquitetura e as pesquisas nessas áreas.
A exposição de abertura foi feita pelo presidente do American Institute of Steel Construction-AISC, Roger Ferch, que apresentou as principais ações que o instituto realiza no intuito de aproximar e integrar as ações da universidade aos trabalhos realizados na empresa. "Concedemos bolsas de estudo, descontos em manuais de nossa empresa, competições e concursos na área de arquitetura e engenharia que envolvam o aço. Muitas dessas iniciativas podem e devem ser trazidas para o Brasil", disse Ferch.
Por meio da participação do CEO of the Steel Construction Institute, Graham Couchman; do professor da universidade de São Paulo (USP), Francisco Ferreira Cardoso, e do presidente da Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Luiz Carlos Caggiano dos Santos, o painel abordou ainda a necessidade de convergência entre as ações e objetivos das empresas e da universidade no que concerne à indução à pesquisa e ao uso do aço, além da qualificação dos profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que priorizem o uso do aço.
Gisele Novais