Notícias
PESQUISA
Seminário discute projetos voltados para a Defesa Nacional
Formulação de estratégias contra armas biológicas bacteriológicas e virais, reforço da cooperação entre agências por uma segurança integrada e desenvolvimento de apoio logístico para aeronaves de defesa. Estes são alguns dos temas debatidos no Seminário de Avaliação e de Acompanhamento da 4ª Edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Tecnológica em Defesa Nacional ( Pró-Defesa IV ), iniciado nesta quarta-feira, 4 de agosto.
O Programa é fruto de parceria entre a CAPES e o Ministério da Defesa. Representantes dos dois órgãos reúnem-se até quinta-feira, 5, para acompanhar os 12 projetos selecionados no Edital nº 27/2018 .
Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, falou sobre a importância do Pró-Defesa e do seminário. “Para a diretoria, mais importante do que financiar é acompanhar a execução dos projetos e a formação de recursos humanos voltados à defesa nacional”, disse. “São projetos de extrema qualidade e que envolvem parcerias de instituições públicas e militares”, ressaltou.
Segundo o general Paulo Roberto Viana Rabelo, diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, a parceria com a CAPES é “fundamental” e “extremamente relevante”. “Temos como farol nessa parceria o cumprimento de objetivos estratégicos previstos na Política Nacional de Defesa, como aproximar, divulgar e interagir com a sociedade e com a comunidade acadêmica”, afirmou.
Sobre o Programa
O
Pró-Defesa
tem por objetivo estimular no País a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de pessoal pós-graduado em Defesa Nacional. O Programa envolve instituições de ensino superior, de ciência e tecnologia e militares de ensino e pesquisa.
Legenda da imagem:
Representantes da CAPES e do Ministério da Defesa reunidos na sede da Fundação, em Brasília, durante seminário
(Foto: Naiara Demarco - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES