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EDUCAÇÃO BÁSICA
Seminário discute novos editais Pibid e Residência Pedagógica
A CAPES promoveu um seminário virtual sobre os Programas Institucional de Iniciação à Docência ( Pibid ) e Residência Pedagógica (RP). O evento durou dois dias e teve mais de 14 mil visualizações no canal da CAPES no YouTube. Em dez edições, o Pibid beneficiou mais de 288,7 mil estudantes de licenciatura. Já as duas edições do RP alcançaram mais de 74 mil licenciandos.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, destacou que o momento atual apresenta uma estabilidade institucional e reconhece a importância das duas iniciativas: “ingressamos em 2022 com uma previsão orçamentária que trará segurança para a execução desses Programas, para a educação básica e a formação de professores do nosso País”.
Carlos Lenuzza, diretor de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da CAPES, explicou que o evento dá continuidade a um debate aberto com a comunidade, pelo qual a CAPES recebeu reivindicações, questionamentos e sugestões para melhorar a gestão e o cuidado sobre os programas. Na ocasião o gestor apresentou números das edições em andamento: o Pibid atendeu a 245 instituições de ensino superior (IES), com 3.039 escolas parceiras, em 711 municípios e 35.984 estudantes beneficiados. Já o RP contou com 246 IES, em 2.875 escolas de 656 municípios, beneficiando 35.891 licenciandos.
Além da presidente da CAPES e do diretor da DEB, também compuseram a mesa de abertura do evento Milton Sampaio, diretor de Tecnologia da CAPES, e Cristiane Haulschild, presidente do Fórum de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência pedagógica (Forpibid-RP).
Evento
No encontro foi informado que a divulgação dos regulamentos que vão orientar as novas edições dos Programas ocorrerá ainda em março e os editais devem ser publicados em abril. Ao longo do dia, os gestores apresentaram algumas novidades que integram os documentos: novos critérios como a experiência e trajetória na formação do profissional, sustentabilidade do projeto e número de alunos, além de interdisciplinaridade e parâmetros para a distribuição de cotas.
No segundo dia, participantes da atual edição dos Programas falaram de suas experiências e projetos desenvolvidos. Ao final do evento, Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentou dados sobre a formação e a profissão de professor.
Durante todo o encontro, apresentações e esclarecimentos foram conduzidos por Fernanda Villas Boas, coordenadora-geral de Programas de Valorização do Magistério, e Lorena Lins Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes da Educação Básica.
Programas
O
Pibid
é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.
O Residência Pedagógica é parte da mesma política do MEC, criado para induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Por ele, o licenciando inicia sua imersão na escola de educação básica, na segunda metade do seu curso.
Legenda das imagens:
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Arte criada para o seminário (Foto: CCS/CAPES)
Imagem 1: Cristiane Haulschild, Cláudia Queda de Toledo, Carlos Lenuzza e Milton Sampaio, durante abertura do evento
(Foto: Edson Morais - CCS/CAPES)
Imagem 2:
Segundo Cláudia Queda de Toledo, a previsão orçamentária para 2022 traz segurança para execução dos programas
(Foto: Edson Morais - CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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