Notícias
Seminário avalia projetos em execução do Programa Pró-Ensino na Saúde
Acontece, nos dias 4 e 5 de setembro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Seminário de Avaliação dos Projetos Aprovados no Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e tecnológica em Ensino na Saúde ( Pró-Ensino na Saúde ), uma parceria entre a Capes e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS).
"É muito importante esse trabalho em parceria com outro órgão, no caso, o Ministério da Saúde. Estamos em busca da consolidação da pesquisa na área da saúde por meio de um programa de indução em grupos temáticos, que foram identificados justamente nessa articulação com o ministério", explicou o coordenador-geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional, Adalberto Grassi Carvalho, na ocasião representando a Diretoria de Programas e Bolsas no País da Capes. Neste programa, a Capes financia as bolsas e as despesas de capital e o MS os recursos de custeio.
Representantes dos 31 projetos aprovados, que envolvem 40 programas de pós-graduação e 25 instituições de ensino superior, participam nos dois dias de palestras, mesas-redondas e articulações em grupos de trabalho para debaterem as ações já executadas. "As palestras servirão de pano de fundo para reflexão e os projetos se reunirão em grupos de trabalho para uma espécie de autoavaliação. Essa avaliação intermediária é muito importante, pois se vê o que está sendo realizado no decorrer da implementação dos recursos", disse Adalberto. Atualmente estão ativas 140 bolsas, sendo 69 de mestrado, 67 de doutorado, 2 de pós-doutorado e 2 de professor visitante.
Também estavam presentes na abertura do seminário o vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, representando a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), e a diretora substituta do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do MS, representando a SGTES/MS, Carla Pintas.
Pró-Ensino na Saúde
O
Pró-Ensino na Saúde
tem por objetivo estimular no país a realização de projetos de pesquisa e apoio ao Ensino na Saúde, utilizando-se de recursos humanos e de infraestrutura disponíveis em diferentes IES e outras instituições enquadráveis nos termos do edital, possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de mestres, doutores e estágio pós-doutoral na área do Ensino na Saúde. Contribui, assim, para desenvolver e consolidar esta área de formação, considerada estratégica para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da análise das prioridades e das competências existentes, visando à melhoria do ensino de pós-graduação e graduação em Saúde.