Notícias
ESTADOS UNIDOS
Seleção define bolsistas para doutorado em Agricultura
Alice Duarte Mendonça Telles, formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e Túlio Iglesias Machado, graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), foram selecionados no Edital nº 40/2022 , do Programa CAPES/Purdue de Doutorado em Agricultura, para estudarem na Universidade Purdue, nos Estados Unidos. O resultado foi divulgado pela CAPES no Diário Oficial de segunda-feira, 27 de março.
Naquela instituição, Alice e Túlio farão seus doutorados. Ela, em Ciências de Alimentos; ele, em Microbiologia Agrícola. Suas atividades começam em agosto de 2023 e as bolsas podem durar até cinco anos, financiadas pela CAPES e por Purdue.
“É uma realização pessoal e profissional. Foquei os meus últimos anos em formar um bom currículo, aprimorar meu inglês e aprender sobre o processo de seleção de universidades norte-americanas para chegar aqui”, comemora Alice. O estudo de proteínas alternativas para a alimentação é o tema do seu projeto de pesquisa.
Para Túlio, fazer o doutorado na Universidade de Purdue significa alcançar um patamar na carreira acadêmica até então não imaginado. Ele pesquisará a nutrição das plantas, em especial a soja e o milho. “Tenho certeza de que essa oportunidade proporcionará grandes conquistas para toda a nossa sociedade, trazendo maior entendimento da biodiversidade no solo e na geração de novos sistemas agrícolas sustentáveis”, argumenta.
Sobre o programa
O
Programa CAPES/Purdue
de Doutorado em Agricultura (Agriculture PhD Fellows Program) incentiva o intercâmbio científico, a formação de líderes e a qualificação acadêmica, além de aumentar o acesso de pesquisadores a centros internacionais de excelência e dar maior visibilidade à produção brasileira. A iniciativa é fruto de acordo de cooperação firmado em março de 2019, com duração prevista de 10 anos. Os benefícios serão custeados tanto pela CAPES quanto pela Universidade Purdue.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
Imagem 1: Alice Duarte Mendonça Telles, formada em Engenharia Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
(
Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: Túlio Iglesias Machado, graduado em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)
(
Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES