Notícias
DESFLORESTAMENTO
Revista Nature publica trabalho sobre a Amazônia
A revista Nature , cuja editora oferece conteúdos gratuitos no Portal de Periódicos da CAPES, lançou, recentemente, um artigo sobre o desmatamento na Amazônia. O documento é da pesquisadora Luciana Gatti e conta com a participação de cientistas brasileiros e estrangeiros como coautores. O grupo pondera que as alterações climáticas, a desflorestação e outras ameaças humanas estão levando a floresta aos seus limites de sobrevivência.
Luciana Gatti, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São José dos Campos, coleta amostras do ar sobre a Amazônia, desde 2010, para monitorar a quantidade de CO² que a floresta absorve. Em 2021, em dados, ela mostrou ser fraca a absorção na maior parte da sua área, além disso, “no sudeste da Amazônia, a floresta tornou-se uma fonte de CO²”.
Para Carlos Nobre, cientista climático do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e coautor da obra, “o que prevíamos que aconteceria em duas ou três décadas, já está acontecendo”, referindo-se ao ponto de viragem, que é quando as condições que sustentam uma floresta exuberante e de copa fechada não existem mais. Para ele a floresta ainda pode ser salva com o abrandamento das alterações climáticas, da interrupção da desflorestação e da restauração das terras danificadas.
Acesse o artigo na revista Nature .
Legenda das imagens:
Banner e i
magem dentro da matéria
: Montagem da capa do artigo e uma imagem ilustrativa
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES