Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Reunião na CAPES discute valores de bolsas no exterior
Nessa sexta-feira, 30 , Mercedes Bustamante, presidente da CAPES , recebeu representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). A reunião foi realizada a pedido da ANPG, na sede da Fundação, com o objetivo de apresentar demandas da categoria, como o edital do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior ( PDSE ) e os valores das bolsas do programa .
Represen tando a ANPG na reunião estavam Vinícius Soares, presidente da Associação, Melissa Yamashita, Nara Vilas Boas e Amanda Oliveira . O grupo entregou à presidente da CAPES um documento contendo demandas como inclusão de auxílios para taxas acadêmicas e administrativas , atualização dos valores dos auxílios de deslocamento , atualização da lista de cidades que dão direito a adicional de localidade por alto custo de vida , e ações afirmativas nas próximas edições do PDSE .
Durante o encontro , Mercedes Bustamante acolheu as demandas e esclareceu que a equipe da CAPES está avaliando o reajuste em função do orçamento aprovado para 2023 e garantiu que cada situação está sendo estudada com cuidado . A gestora lembrou que reajustes no orçamento de bolsas no exterior são mais complexos do que n o Brasil. “Essa é uma bolsa que tem efeito cascata. Não é só o valor da bolsa, em si. É o estudo que estamos fazendo. Além da variação cambial , temos que considerar outros benefícios como a s passage ns e o auxílio instalação, que é o mesmo valor da mensalidade ”, exemplificou . A presidente reiterou , ainda, que a questão está na pauta das preocupações da Fundação: “ Estamos trabalhando por vocês”.
Legenda das imagens:
Banner e i
magens dentro da matéria: Imagens batidas durante a reunião na CAPES
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES