Notícias
Reunião debate situação da pós-graduação brasileira
A comissão responsável pela elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) se reuniu na quinta-feira, 15, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro discutiu a situação atual da pós-graduação brasileira para a partir desses dados elaborar metas para os próximos 10 anos.
No encontro, foram destacadas algumas das características da pós-graduação brasileira, como a predominância do ensino público e a necessidade da formação de recursos humanos em engenharias. Esta área representa apenas 11% do total de programas de pós-graduação no Brasil.
O grupo, instituído por portaria publicada no Diário Oficial, é responsável por elaborar o documento que define as diretrizes para a pós-graduação brasileira entre os anos de 2011 a 2020. O objetivo é que o PNPG faça parte do Plano Nacional de Educação (PNE), cuja última edição, 2001 a 2010, não contemplou a pós-graduação.
Até outubro, mais quatro reuniões da comissão estão agendadas. A previsão é de que o Plano seja entregue à Capes no mês de novembro.
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
Instituída comissão responsável pela elaboração do PNPG 2011-2020