Notícias
Representantes da Capes e do CNPq proferem palestra sobre o Ciência sem Fronteiras
O Colégio Maristão, em Brasília, promoveu nesta quarta-feira, 8, a palestra Programa Ciência sem Fronteiras: uma oportunidade ao seu alcance . O evento foi destinado aos alunos do ensino médio e contou com a participação da coordenadora de Acompanhamento de Bolsistas no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marilene Vieira, da analista em ciência e tecnologia da Coordenação Geral do Ciência sem Fronteiras no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Emília Carneiro, e do diretor geral do colégio Marista de Brasília, José Leão da Cunha Filho.
Durante o encontro, o diretor da escola falou sobre a relevância de os estudantes do ensino médio conhecerem as agências que financiam a pesquisa e a iniciação científica no país e a respeito da importância do programa Ciência sem Fronteiras. "Para que a 'ciência sem fronteiras' aconteça de forma satisfatória, pelo menos três coisas são importantes: primeiro, é preciso haver uma geração sem fronteiras, e eu arriscaria dizer que estamos diante de uma geração assim, uma geração de esperança para a humanidade; segundo, é preciso ter escolas e universidades que se interessem em romper as fronteiras curriculares, que se repensem; e terceiro, é preciso que exista um programa de governo forte. E o programa Ciência sem Fronteiras é isso, um programa forte, que, se bem gerenciado, se bem aproveitado pelas escolas e pelas universidades, é o terceiro elemento que faltava para que essa geração seja potencializada."
As representantes da Capes e do CNPq explicaram detalhes sobre o programa e dos
novos editais abertos
, que mostram como concorrer a uma bolsa. Marilene ressaltou a importância de os alunos do ensino médio conhecerem o programa para se prepararem quando entrarem na universidade. "É importante entrar na universidade com espírito de pesquisador para que oportunidades como essa não passem em branco."
Após as palestras, os estudantes presentes puderam tirar dúvidas. O evento também foi transmitido por videoconferência para a rede de colégios do Grupo Marista.
Ciência sem Fronteiras
O
Ciência sem Fronteiras
é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e suas instituições de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e Capes.
O CsF pretende propiciar nas áreas contempladas a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, objetivando promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.
Mais informações pelo telefone 0800-616161, opção 7 e pelo formulário Fale Conosco .
( Natália Morato )