Notícias
Repositórios Digitais: informação e futuro em debate na CAPES
Livre acesso ao conteúdo científico, divulgação e avaliação de produção intelectual da pós-graduação. Estes são os temas debatidos durante o I Encontro Capes de Ciência Aberta - Repositórios Digitais, que acontece entre os dias 18 e 19 de setembro, na sede da CAPES.
Além destes assuntos, especialistas do Brasil e do exterior contam suas experiências com as ferramentas de repositórios, programas usados no armazenamento de informações e na facilitação de acesso aos conteúdos guardados em suas bases.
Neste primeiro dia, Geraldo Nunes Sobrinho, diretor de Programas e Bolsas no País e presidente substituto da CAPES, destacou que a commodity do século XXI é a informação. Do seu ponto de vista, os países que melhor se organizarem para trabalhar esse conhecimento terão uma grande vantagem em relação ao demais.
O diretor mostrou ainda que a CAPES fornece os meios e os instrumentos para que a pós-graduação produza conhecimento. Ele esclareceu que este conteúdo, organizado adequadamente, irá proporcionar essa fundamental vantagem competitiva.
“A CAPES contribui de forma decisiva para isso, pois é uma importante promotora da produção do conhecimento nacional, através do Sistema Nacional da Pós-Graduação”.
Participante da mesa de abertura, Talita Oliveira, coordenadora geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação da Diretoria de Avaliação da CAPES, afirmou que “cada vez mais, a ciência precisa ser aberta para que os dados e as pesquisas sejam compartilhados entre todos, para que possam evoluir”.
Para Talita Oliveira, no caso dos programas de pós-graduação, os PPGs, o volume de produtos tem crescido de forma notável. “As comissões que fazem a avaliação do PPG precisam ter acesso à informação para avaliar o desempenho dos programas; não só aos dados, mas a todo o conteúdo, como livros e produtos técnicos e tecnológicos”.
Por fim, na avaliação de Geraldo Sobrinho, a adesão de importantes instituições brasileiras e estrangeiras ao Encontro mostra que as diretorias da CAPES estão conduzindo adequadamente essas questões. “Organizar as informações da Coordenação para a comunidade e a sociedade é de extrema importância”, garantiu.
Evento
Foram convidados para palestrar no Encontro representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (
RNP
), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (
IBICT
), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (
Embrapa
), Fundação Oswaldo Cruz (
FIOCRUZ
), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (
IPEA
),
Secretaria de Estado
da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Organização
DuraSpace
, de Portugal, além de representantes de universidades brasileiras e estrangeiras.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES