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Reabertas inscrições para doutorado-sanduíche no exterior - PDEE
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que as inscrições para o Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE) foram reabertas nesta sexta-feira, 4, mantendo o calendário atual. As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro para o estágio com início nos meses de julho a agosto. Confira as outras datas no calendário. Já as inscrições para o estágio de doutorando balcão continuam suspensas até que um novo edital ou comunicado seja publicado.
O PDEE leva alunos de doutorado no Brasil para realizar estágios com duração entre quatro e 12 meses para desenvolver atividades no exterior, que sejam complementares e essenciais ao seu projeto de formação no Brasil. O objetivo do programa é contribuir para o estabelecimento e a manutenção do intercâmbio dos cursos de pós-graduação do país com outros cursos no exterior. Por meio dele, são concedidas cotas de bolsas às instituições de ensino superior para estágio de doutorando no exterior.
A bolsa do estágio é composta por uma mensalidade, seguro saúde, auxílio deslocamento e auxílio instalação. Os valores variam de acordo com o país de destino. Os benefícios são outorgados exclusivamente para os candidatos contemplados com a bolsa e independem de sua condição familiar e salarial.
Podem participar do PDEE, estudantes matriculados em curso de doutorado com nota igual ou superior a 4 obtida na última Avaliação Trienal da Capes. Os interessados devem obter informações na coordenação de seu programa de pós-graduação sobre a disponibilidade de bolsas no programa.
Por ser um programa institucional, cabe à Pró-Reitoria de Pós-Graduação das instituições de ensino superior a apresentação e o acompanhamento das candidaturas na Capes, assim como a orientação e a divulgação dos resultados aos candidatos. Mais informações sobre o PDEE podem ser obtidas com a Diretoria de Relações Internacionais da Capes (DRI) pelo telefone (61) 2022-6925 ou pelo e-mail cce@capes.gov.br
Acesse o edital.