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ALFABETIZAÇÃO
Quarto módulo do Curso ABC trata da leitura
O quarto capítulo do curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) tem como tema “Ensino e Aprendizagem da Leitura: Fundamentos e Aplicações”. O material foi escrito pelo professor João Lopes, da Universidade do Minho (Portugal), e mostra os desafios que os professores podem encontrar no ensino da leitura, bem como ultrapassá-los.
O autor esclarece que a leitura é um ato cognitivo em que “temos que transformar determinados símbolos em linguagem”, e que quando lemos “transformamos símbolos em sons da nossa língua”. Já na escrita, “fazemos a operação inversa de transformar sons da língua em grafia”. Lopes explica que para ensinar os elementos da escrita e da leitura aos alunos, o professor deve começar do mais simples e, o mais cedo possível, expor o aluno à leitura, lendo para eles, por exemplo.
O capítulo traz três pontos centrais: a necessidade de perceber a relação entre fala e escrita, os conhecimentos que o professor deve ter para ensinar adequadamente e a importância do alfabetizador saber identificar as dificuldades iniciais, que podem aparecer no início da leitura, e jamais ignorá-las.
Curso ABC
Com 180 mil vagas abertas, o curso começou em 11 de janeiro e já entregou conteúdos sobre Políticas de Leitura, As Bases Neurobiológicas da Leitura e Fonologia e Ortografia do Português do Brasil. No entanto, os interessados ainda podem se inscrever no Ambiente Virtual do MEC (
Avamec
) e terão acesso a todo o material ofertado.
Ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Secretaria de Alfabetização (Sealf), o Curso ABC pretende preparar alfabetizadores infantis e estudantes de licenciatura. Parte do programa Tempo de Aprender , a capacitação é resultado da cooperação entre a CAPES, a Sealf, e as instituições portuguesas Universidade Aberta de Portugal (UAB), Instituto Politécnico do Porto e Universidade do Porto .
A CAPES é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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