Notícias
PVNS divulga resultado de propostas submetidas em agosto
O Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) selecionou oito docentes que atuarão em novas instituições federais. O resultado das propostas submetidas no mês de agosto ao Edital 14/2010 foi divulgado nesta quinta-feira, 11. Os professores receberão bolsa para atuar nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, nas áreas de agronomia, enfermagem, enzimologia, física da matéria condensada, química, geometria diferencial e zootecnia.
O PVNS é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem como foco instituições federais de ensino superior (Ifes) criadas a partir do ano 2000 ou que participam do Reuni com campi fora de sede interessadas em receber professores-doutores de alto nível em seu quadro docente.
O objetivo é expandir científica e academicamente essas novas Ifes e apoiar o fortalecimento de grupos de pesquisa voltados para o desenvolvimento regional. Para isso, o PVNS concede às universidades bolsas de R$ 8.905,42 mensais, pagas diretamente aos professores-visitantes por um período de dois anos, prorrogável por mais dois, e passagens áreas, de ida e volta, entre o local onde ele resida e o da instituição.
O professor-visitante deve ser doutor há pelo menos dez anos, estar aposentado ou oficialmente licenciado, ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente, ter sido docente e pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante, notadamente nos últimos dez anos, entre outros compromissos. É preciso também que seja comprovada a necessidade da atuação do professor para o aprimoramento dos programas e projetos da Ifes, considerando a inserção socioeconômica e cultural da instituição.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2022-6259 ou pelo e-mail pvns@capes.gov.br.