Notícias
ALEMANHA
Publicada lista de inscritos no Programa Cátedra Bonn
A CAPES divulgou na quarta-feira, 22, a lista de inscritos para o Programa Cátedra Bonn na área de Ontologia Indígena e Ética, para atividades na Universidade de Bonn, na Alemanha. A relação traz quatro inscritas: duas da área de Geografia, uma do Direito e uma da Educação.
Mais duas chamadas estão previstas, nas áreas de Agricultura, biodiversidade e ética, e Medicina, saúde global e imunologia. De acordo com o edital 24/2023, a Fundação vai financiar uma bolsa na modalidade Cátedra no exterior por cada chamada. Quem for selecionado poderá indicar outros dois bolsistas, um de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche.
Candidatos que finalizaram a inscrição, mas não estão na lista, devem encaminhar o comprovante recebido para o endereço eletrônico inscricao.bonn@capes.gov.br. A data para o envio é até quarta-feira, 29, cinco dias úteis depois da publicação da listagem.
Pelo cronograma, a análise das propostas deverá acontecer até março do próximo ano e a divulgação do resultado, até o dia 29 do mesmo mês. As atividades começarão entre setembro e novembro de 2024.
Programa Cátedra Bonn
As bolsas na modalidade Cátedra são oferecidas a pesquisadores ou professores-doutores de alto nível e de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica, no Brasil e no exterior, e a alunos de pós-graduação, no caso das bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado.
O objetivo da iniciativa é aprofundar a cooperação acadêmica, incentivar a criação de uma rede de pesquisa internacional e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros de alto nível a centros internacionais de excelência. Além disso, a ação proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES