Notícias
Publicada a 10ª edição da RBPG
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publica mais um número da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Na sua 10ª edição, oito artigos foram publicados nas seções: Debates, Estudos e Experiências.
O primeiro texto da revista: "A identidade e a importância dos mestrados profissionais no Brasil", de Fernando Negret, trata dessa modalidade de programa, institucionalizada pela Capes em 1998, que tem como objetivo a promoção e integração entre a pesquisa, a geração de conhecimento científico e a aplicação dos resultados. O artigo foi publicado na seção Debates.
Na seção Estudos, Drude de Lacerda em "Produção científica da pós-graduação brasileira em oceanografia" sugere a criação, por parte da Capes, de uma área específica de oceanografia. Segundo Lacerda, o caráter transdisciplinar e o amadurecimento do setor sinalizam para a sustentação de um campo de estudo mais independente em termos da avaliação da pós-graduação.
Em "Notas sobre o mestrado profissional interdisciplinar: experiência do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB", Lucivaldo Barros faz uma comparação entre o modelo tradicional de mestrado acadêmico e o mestrado profissional, fazendo uma reflexão sobre a necessidade da valorização do mestrado profissional como política indutora da pós-graduação stricto sensu no Brasil.
Editada desde 2004 pela Capes/MEC, a RBPG é uma publicação técnico-científica que tem como objetivo a difusão, o debate de idéias, estudos e relatos de experiências sobre a pós-graduação, a cooperação internacional, além da política de ciência e tecnologia, com enfoques interdisciplinares.
A revista estará disponível nos próximos dias no site da RBPG. Novas contribuições poderão ser submetidas à revista. Mas informações, no site.