Notícias
UnB e escolas públicas realizam projeto sobre histórias das cidades do DF
Acontece nesta segunda-feira, 14, o lançamento do projeto Um Toque de Mídias no auditório do Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). O projeto é a primeira iniciativa na instituição do Programa Novos Talentos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo do projeto Um Toque de Mídias é a construção de conhecimento sobre a história local de cidades do Distrito Federal a partir de pesquisa e produção textual e audiovisual em escolas de educação básica. Trata-se de um desdobramento de trabalho realizado anteriormente por educadores locais e estudantes do Recanto das Emas (DF) e da UnB.
As cidades selecionadas para acolher o novo trabalho são Planaltina, São Sebastião, Santa Maria, Brazlândia e Samambaia. As ações serão executadas no prazo de um ano por meio de oficinas que envolverão cinco professores de diferentes áreas de conhecimento e cinco alunos de cada uma das escolas selecionadas.
O trabalho terá como produtos finais para cada cidade um livro-brochura com textos produzidos por estudantes e professores durante as oficinas do projeto; um vídeo de curta-metragem, que tem como tema o cotidiano e cultura da cidade; uma exposição de fotografias artesanais e seleção de fotos, que ilustrarão o livro, acompanhado de instalação de laboratório de fotografia em cada escola envolvida; e publicação e divulgação dos resultados em site do projeto.
Mais informações sobre o programa com a professora Cristiane Portela, pelo telefone (61) 8178-5571 ou pelo e-mail cisportela@hotmail.com
Novos Talentos
O Programa Novos Talentos, uma iniciativa da Capes, visa fomentar a realização de atividades extracurriculares como cursos, oficinas ou atividades equivalentes, no período de férias das escolas públicas ou em horário que não interfira na frequência escolar.
O objetivo é a inclusão social e desenvolvimento da cultura científica de alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica. As atividades irão ocorrer nas dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições.