Notícias
Projeto Pibid da UFPE lança série de livros digitais para professores
Os bolsistas de letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) na Universidade Federal de Pernambuco organizaram as metodologias aplicadas na sala de aula das escolas atendidas pelo projeto — Escola Diário de Pernambuco e Escola Senador Novaes Filho — em forma de livros e guias que pudessem ser compartilhados e utilizados por outros professores interessados na melhoria de suas práticas de ensino e aprendizagem.
De acordo com os bolsistas, foi na tecnologia que eles encontraram o melhor auxílio para o desenvolvimento das atividades com os alunos da rede pública e para o compartilhamento, que serve de inspiração a outros professores.
São três séries de livros digitais: Série Verbetes Enciclopédicos: diversidade de linguagens no ensino médio , Série Cadernos de Sugestões Didáticas e Série Experimentando Teorias em Linguagens Diversas . Também foram produzidos um glossário online e um espaço intitulado Cine Letras. Todas as produções foram desenvolvidas pelos licenciandos sob a coordenação da professora Angela Paiva Dionisio, em parceria com os supervisores das escolas públicas, e organizadas pelos professores do Departamento de Letras da UFPE, responsáveis pelo projeto.
Os livros gratuitos estão disponíveis no site do Pibid Letras UFPE e os interessados podem acessá-los online ou realizar o download para seus dispositivos. As publicações são repletas de ilustrações e sugestões de conteúdos adicionais como vídeos, fotografias, tirinhas e outros elementos que deixam a leitura mais atraente e dinâmica.
Em todas as séries, a abordagem principal está centrada nos gêneros textuais na perspectiva da multimodalidade, que é o foco de atuação do projeto. "Gráficos, tabelas, desenhos anatômicos, infográficos, mapas e histórias em quadrinhos, veiculados na mídia impressa e digital, simbolizam alguns dos gêneros textuais que migraram para o domínio educacional, tanto para serem usados em situações de aprendizagem como em situações de avaliação", reforça a coordenação do Pibid Letras da UFPE.
A primeira produção, a Série Verbetes Enciclopédicos Diversidade de Linguagens no Ensino Médio, serviu como inspiração para as demais. O desenvolvimento da série nasceu de uma das situações vivenciadas nas salas de aulas das escolas públicas. "Durante a realização de um teste envolvendo a compreensão de enunciados com gêneros multissistêmicos, uma aluna não respondeu a uma questão, pois, segundo ela, não sabia o que era charge, termo que iniciava o enunciado da questão. Esse foi um dos aspectos motivadores da nossa decisão em verbetar a Série Verbetes Enciclopédicos", afirma Angela Paiva Dionisio.
Para a professora Maria Auxiliadora Bezerra, da Universidade Federal de Campina Grande, a Série Verbetes Enciclopédicos é um importante material de estudo em diferentes níveis e áreas do conhecimento. "Essa série não pode ser objeto de estudo apenas para o professor em serviço, ela também deve ser estudada em cursos de formação inicial ou continuada de professores. Se a habilidade de leitura dos mais variados tipos de textos e nas mais variadas linguagens é uma necessidade para alunos, saber como desenvolvê-la e trabalhá-la na escola também o é para os futuros professores", conclui.
Os Cadernos de Sugestões Didáticas trazem sugestões sobre como os professores podem aplicar em sala de aula as informações previamente estudadas durante a leitura da Série Verbetes Enciclopédicos. São sugestões que proporcionam aos docentes desenvolver a criatividade a partir de vídeos, jogos e outros recursos. "Os Cadernos consistem em uma coletânea de atividades produzidas a partir da Série Verbetes Enciclopédicos, elaborados basicamente pelos graduandos, pelos supervisores e por mim, coordenadora do Pibid Letras/Português da UFPE", conclui Angela.
A experiência das ações do Pibid Letras UFPE ainda gerou um terceiro grupo de publicações intitulada Série Experimentando Teorias em Linguagens Diversas, em que os professores envolvidos na coordenação das ações puderam desenvolver pesquisas específicas descrevendo metodologias, registrando e apontando os resultados alcançados a partir das situações vivenciadas na sala de aula das escolas públicas.
No total já foram publicados 10 livros digitais que podem ser acessados gratuitamente no endereço: http://www.pibidletras.com.br/
Pibid na UFPE
Na Universidade Federal de Pernambuco há ações do Pibid sendo desenvolvidas desde 2009 nos três campi: Recife, Caruaru e Vitória. As ações estão subdivididas em projetos nas áreas de Artes visuais, Biologia, Ciências Sociais, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia, Português, Química e uma linha específica de subprojetos interdisciplinares.
O Programa oferece aos alunos das licenciaturas a oportunidade de ter uma experiência real de ensino nas escolas públicas da região. Essa vivência promove a superação de estereótipos construídos sobre a educação pública e aos poucos contribui com o aumento do interesse dos alunos pela docência, o que fortalece as licenciaturas brasileiras que sofrem a cada dia com a evasão e a baixa procura.
O Programa
O
Pibid
é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.
(com informações da UFPE)