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Projeto Pibid com a UFMT recebe prêmio
Um dos projetos aprovados pela primeira edição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) foi o vencedor do Prêmio Instituto Claro - Novas Formas de Aprender na Modalidade Pesquisa, categoria Graduação. Desenvolvido por estudantes de física da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), o projeto de nome "Iniciação à Docência em Física” busca melhorar a formação de professores na área.
De acordo com informações do Instituto Claro, o trabalho começou com um grupo de 11 alunos do curso de licenciatura em física da UFMT. O projeto busca a experimentação e o uso de novas ferramentas que permitam aulas mais dinâmicas e fujam do esquema de fórmulas e exercícios na lousa adotado na maioria das escolas nas aulas de física.
No início, tratava-se apenas de aulas de reforço em escolas, já que boa parte dos estudantes não se considerava preparada para o contato direto com uma sala de aula na condição de professor. Logo depois, o projeto começou com cursos, palestras e oficinas. Como as escolas se mostravam receosas em relação a trabalhos diferenciados, o espaço cedido era pequeno, mas isso foi mudado quando se começou a perceber a importância dessas adaptações para os professores e o gosto dos alunos pelo modo como as oficinas são conduzidas.
A cerimônia de premiação ocorreu no mês de novembro em São Paulo, durante o 4º Fórum do Instituto Claro, que contou com a presença de educadores do Brasil e Uruguai.
Pibid
O Pibid é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. A edição 2009 do Pibid aprovou projetos de 89 instituições, totalizando 506 subprojetos.
Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.
Saiba mais sobre Pibid/UFMT e conheça o Instituto Claro .
Confira o que já foi publicado sobre o assunto:
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