Notícias
Projeto do Amapá usa cultura local para leitura
O professor Paulino Rocha Barbosa é um dos selecionados na 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil, pelo projeto “Pequenos autores: navegando entre mitos e lendas das Ilhas que bailam”.
A ideia do projeto surgiu após conversar com uma aluna do 5º ano que lhe pediu que contasse uma história como a que seu pai narrava, com fala de bichos, visões e “mão de bicho”. Neste momento, um novo espaço de trabalho se abriu, com o uso de lendas, mitos e contos que remetiam àquele lugar, à sua cultura e ao seu povo.
Desde então, os alunos brincam de contar histórias. É apresentado às crianças um desafio, unindo conhecimento com gosto de aprender, valorizando a cultura e a realidade de cada um.
Desenvolvimento
Além da leitura, o processo envolve diversas áreas do conhecimento, com pesquisas e produção de texto, além da elaboração de cartilhas e radionovelas, que são apresentados para a comunidade escolar.
“Trata-se de um projeto de grande relevância no aprendizado dos alunos, garantindo autonomia de escrita e leitura e desenvolvendo o protagonismo juvenil entre os educandos”, explica o professor. Ele frisa, ainda, que “os custos são mínimos – para atender realidades carentes, como é o caso das comunidades rurais – e de fácil execução, podendo ser implantado em qualquer realidade educacional desse país”.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'CCS/CAPES