Notícias
DIA DA EDUCAÇÃO
Projeto de bolsistas do Pibid incentiva uso da bicicleta
Em 2021, quando o ensino passou a acontecer de forma remota por causa da pandemia de COVID-19, professores de Monte Belo e Juruaia, no interior de Minas Gerais, perceberam um aumento do uso da bicicleta nas cidades e identificaram o potencial do veículo como conteúdo para suas aulas. A partir de discussões nos encontros do Programas Institucional de Iniciação à Docência ( Pibid ), uma ação da CAPES para a formação de profissionais de educação, os participantes decidiram abordar o tema com os alunos do ensino fundamental.
A iniciativa nasceu em um grupo do PIBID do curso de Educação Física do campus de Muzambinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Os participantes criaram uma publicação virtual com aulas que tratavam de diversos aspectos da bicicleta: a história, os equipamentos de proteção, orientações para aprender a pedalar, benefícios da atividade e a importância do veículo para a saúde, a mobilidade urbana e o meio ambiente. ”As aulas planejadas continham, além da teoria, atividades pedagógicas, exercícios práticos e digitais”, conta Fagner José Passos, professor e supervisor do programa.
Todo o desenvolvimento do trabalho teve a colaboração dos bolsistas do PIBID , que também aplicaram questionários para levantar o interesse dos alunos pelo tema. O resultado, chamado “Pedalando na Educação Física Escolar – o percurso da Escola para a Sociedade”, foi aceito pelas secretarias de educação dos municípios e produzido em formato digital e impresso. “Mais de 630 alunos nas duas cidades tiveram acesso ao material”, conta Fagner Passos. Segundo o professor, o conteúdo foi elogiado pelos estudantes e suas famílias. “Os alunos relataram ter aprendido a andar de bicicleta a partir das atividades sugeridas e pediram a continuidade do projeto no retorno às aulas presenciais”. O projeto alcançou também educadores que trabalham com crianças com deficiência.
A experiência foi apresentada em congressos e eventos de Educação e três pesquisas estão em andamento pelos beneficiários do Pibid. O projeto, desenvolvido em parceria com os bolsistas Maria Eduarda Franco Silva, Isabela Lambardozzi Garcia, Miryan Isis Miranda, Alex Vitor de Assis, Luiz Felipe Silva, Iago Oliveira Garroni de Souza e Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, também chegou à semifinal na 2ª edição do Prêmio Professor Transformador.
“Trazer para a escola, para a aula de Educação Física, um tema tão importante como o uso da bicicleta é uma peça fundamental para discutir não somente o andar de bicicleta e motivar as pessoas a estarem ativas fisicamente, mas possibilitar novos significados e trazer um debate mais próximo das questões sociais”, argumenta Fagner Passos. “Essa intervenção contribuiu para a formação dos bolsistas, no sentido de ampliar a diversidade de conteúdo na Educação Física Escolar e ampliar o seu leque de possibilidades para a área”, acrescenta ele, que defende a criação de políticas públicas para que o incentivo continue nas comunidades e nas escolas.
O Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano da escola. São 30 mil bolsistas em todo País. “Estar no Programa e receber o apoio foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. Estreitamos os laços entre a universidade e a escola, mostrando, assim, a importância da manutenção do Programa”, afirma o professor, bolsista de setembro de 2021 a março de 2022.
O investimento da CAPES por meio do Pibid, aliado ao empenho de professores, estudantes e suas famílias, é exemplo para o Dia da Educação, celebrado nesta quinta-feira, 28 de abril. A data foi estabelecida no Fórum Mundial da Educação, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O encontro — considerado um marco para o ensino global — aconteceu em Dakar, capital do Senegal, em 2000, com a participação de 164 países, incluindo o Brasil.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1:
Os participantes criaram uma publicação virtual e impressa com aulas que tratavam de diversos aspectos da bicicleta
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Bolsistas do PIBID que participaram do projeto
(Foto: Divulgação)
Imagem 3:
Fagner José Passos e professor e supervisor do Pibid curso de Educação Física do do IF Sul de Minas
(Foto: Divulgação)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES