Notícias
DESENVOLVIMENTO
Programas estratégicos: mais de cinco mil bolsas em 2020
Os programas estratégicos induzidos lançados em 2020 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) trouxeram 5.063 novas bolsas para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A concessão dos benefícios segue objetivos específicos, como atender demandas da sociedade e reduzir assimetrias existentes na pós-graduação brasileira.
As informações foram apresentadas por Benedito Aguiar, presidente da CAPES, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, na videoconferência do XXXVI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop 2020), organizado pelo Fórum Nacional de Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A palestra teve como tema “Estratégias para a pós-graduação no mundo pós-pandemia”. Da reunião participaram ainda Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, e Flávio Camargo, diretor de Avaliação da Fundação.
Aguiar afirmou ser necessário um olhar direcionado para a pesquisa. “Precisamos pensar nas demandas da sociedade e nas entregas que o SNPG vai dar. A pós-graduação precisa ter protagonismo no desenvolvimento socioeconômico do País e precisamos reduzir as assimetrias entre regiões e dentro de cada região do Brasil”, disse.
Das 5.063 bolsas, 2.600 são oriundas do Programa de Combate a Epidemias , lançado pela CAPES para enfrentar o coronavírus. Outras 1.883 surgiram pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados , voltado para o desenvolvimento da pós-graduação dos estados. O PDPG na Amazônia Legal , que compreende estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso, trouxe mais 488. Completam a lista 92 bolsas para pesquisas em segurança pública e ciências forenses.
Estão também em desenvolvimento iniciativas nas áreas de museologia, família e políticas públicas no Brasil, agronegócio e engenharia, entre outras. A implantação de programas induzidos é uma das ações apresentadas pela CAPES para o período estabelecido durante e após-pandemia e aponta para as demandas da sociedade e o crescimento, com qualidade, do SNPG.
Esta quinta-feira é o último dia de atividades do Enprop 2020. Trata-se do principal encontro anual do Foprop. Este foi idealizado em 1985, reúne pró-reitores de universidades federais, estaduais, comunitárias e privadas e se configura em um fórum das instituições de ensino superior voltado à pesquisa e à pós-graduação.
Fórum Nacional da Confap
Aguiar também participou virtualmente nesta quinta-feira, 10/12, do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e destacou a importância da parceria e do apoio do Conselho para o desenvolvimento dos PPGs emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados: “O Confap tem capilaridade e tem conhecimento. Isso permite a interlocução necessária com as regiões do país, dos estados e, com isso, estabelecer o que é prioritário dentro daquilo que é estratégico”.
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explicou a importância dos programas estratégicos induzidos como forma de aproximar academia e sociedade
(Foto: Divulgação)
Imagem 2:
Flávio Camargo, diretor de Avaliação, listou atividades da área para 2021
(Foto: Divulgação)
Imagem 3:
Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País, explicou o modelo de concessão de bolsas vigente (Foto: Divulgação)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES