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FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Programas da CAPES interessam ao governo britânico
Em visita ao Brasil, Nick Gibb, ministro da Educação do Reino Unido, esteve nesta quarta-feira, 26, na CAPES, onde foi recebido por dirigentes da Fundação que apresentaram os diversos Programas voltados à pós-graduação e à formação de professores da educação básica. O trabalho para a valorização dos profissionais do magistério chamou a atenção dos integrantes da comitiva britânica.
A missão do Reino Unido foi recebida pelos diretores Laerte Ferreira, de Programas e Bolsas no País e presidente substituto, Rui Oppermann, de Relações Internacionais e Paulo Santos, de Avaliação, além de Fabiana Nascimento, chefe de gabinete da Presidência da CAPES. O objetivo da visita é conhecer o trabalho das instituições e verificar oportunidades de colaboração para troca de experiências entre os dois países.
Laerte Ferreira apresentou o histórico e os principais números dos Programas da Fundação, como os 104 mil bolsistas da pós-graduação no Brasil e os 5,3 mil no exterior, incluídos em 48 acordos de cooperação internacional com 45 países. Ele falou do processo de avaliação dos mestrados e doutorados que assegura a qualidade na oferta dos cursos. “Também temos investidos em ações para combater as desigualdades regionais, sociais, raciais e de gênero”, reforçou.
Formação de professores
Iniciada em 2007, a política da CAPES de formação de professores da educação básica atende a mais de 200 mil estudantes, em ações como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “A busca da equidade é um valor que norteia todas as iniciativas e tem um olhar atento por parte da Fundação”, destacou Fernanda Litvin Vilas Bôas, coordenadora-geral da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES.
Fernanda citou ainda as diversas cooperações internacionais da CAPES voltadas à capacitação de professores, como a parceria com os Estados Unidos, Canadá e Irlanda. Ela lembrou que a Fundação já teve três programas em conjunto com o Reino Unido entre 2010 e 2015, com participação de quase 150 educadores.
Nick Gibb demonstrou bastante interesse nas ações da CAPES e observou os objetivos semelhantes entre os dois países no trabalho de formação de professores e valorização do magistério. “Queremos estreitar a parceria com o Brasil e espero que possamos criar uma relação forte que se desenvolva cada vez mais”, destacou.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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